Reforço na Segurança Pública em Canoinhas. Urgente!

O drama da violência faz parte da maioria das cidades brasileiras e do campo. Em Canoinhas não é diferente.
Estamos vivendo um período em que não se passa um dia sem termos um registro de furto, roubo ou tráfico. Prisão e apreensão.

Uma onda de furtos assola a cidade. As ações criminosas ocorrem em diversas regiões, tanto na área central como nos bairros. Diariamente.

Muitas destas ações estão acontecendo no Loteamento Nossa Senhora Aparecida, no bairro Piedade, onde moram cerca de 400 famílias.
Os criminosos se aproveitam geralmente quando os moradores não estão em casa, para agir. Mas em alguns casos, os ladrões são tão ousados que agem até mesmo enquanto as vítimas estão em casa, dormindo. Além de furtar, depredam o patrimônio.
Moradores relatam que a situação está ficando insustentável.

Foto: Rocam de Canoinhas
Há relato de moradores (não só do Loteamento, mas de outros bairros) que dizem ter ligado para o 190, mas nenhuma viatura apareceu.
Culpa da Polícia? ou culpa do Sistema.

Poucas viaturas, baixo efetivo e cota de combustível insuficiente para patrulhamento ostensivo por toda a cidade são alguns dos fatores que impedem que a PM possa atender todos os chamados.
Sabemos que o patrulhamento inibe o indivíduo que queira cometer um ilícito.

Você faz a sua parte?

Mas Segurança Pública não pode ser tratada apenas como medidas de vigilância e repreensão. Ela se inicia com prevenção. É aí que cidadão canoinhense entra.

Todos podem ajudar a combater o crime. Há algum tempo foi implantado em Canoinhas o projeto Rede de Vizinhos. Ampla divulgação foi feita mas infelizmente poucos participam.

Procure o Batalhão da Polícia Militar e informe-se sobre a Rede de Vizinhos.
Há também os CONSEGs (Conselhos Comunitários de Segurança) com duas bases em Canoinhas, que são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir problemas de segurança pública, e aproximá-las das polícias estaduais (Polícia Civil, Polícia Militar).

Um Conselho Comunitário de Segurança não é um conselho formado por pessoas que cuidarão da Segurança Pública, porém, auxiliam na manutenção dos serviços policiais.

Também não se trata de um conselho no qual pessoas irão se reunir para identificar traficantes e outros criminosos ou denunciá-los para a polícia. O principal objetivo dos CONSEGs é a prevenção, e para prevenir é preciso identificar os problemas.

Denúncias

A comunidade também pode ajudar denunciando à Polícia sobre casos suspeitos de criminosos. Elas são importantes para a resolução dos crimes e prisão dos autores. A denúncia é um fator muito importante para a prisão destes marginais. 

Qualquer informação pode ser repassada para os telefones 190 da Polícia Militar,  para o Disque denúncia no 181 ou no WhatsApp da Polícia Civil de Canoinhas pelo número 47- 999.328.677.


Importante lembrar que o número 181, o Dique-Denúncia, foi criado para receber denúncias anônimas de crimes. Um dos princípios básicos do serviço é a garantia do anonimato do usuário assim como o sigilo das informações recebidas.

Lideranças políticas de Canoinhas vão até Florianópolis solicitar ampliação e reforço na área da segurança pública do município


Lideranças políticas de Canoinhas estiveram na tarde de quarta-feira (13) em Florianópolis, para duas importantes reuniões: na sede do Comando Geral da Polícia Militar com o chefe do Estado Maior, Coronel Giovanni Cardoso Pacheco, e com o secretário-adjunto de Estado da Segurança Pública, Aldo Pinheiro D’ Ávila.
Entre as reivindicações estão importantes pedidos de novas viaturas para a Polícia Militar e Civil, mais câmeras de monitoramento para atividades de segurança das instituições que compõe o sistema de segurança no município, aumento na cota de combustível para o trabalho de segurança pública na cidade, além de aumento no efetivo de policiais de Canoinhas.
Ainda não sabemos qual foi o resultado destas reuniões, mas esperamos que a "comitiva" retorne com boas notícias para os canoinhenses.

Canoinhas segura

Canoinhas ainda é um lugar tranquilo e seguro para morar, apesar de tudo. Não temos crimes e ocorrências de grande vulto. Nossa polícia é eficiente (mas não suficiente).

Temos a Agência de Inteligência do 3º Batalhão da Polícia Militar de Canoinhas  (que levanta informações para que o comando planeje ações policiais, como a prisão de criminosos e apreensão de drogas) a Rocam (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas) e PPT (Pelotão de Patrulhamento Tático) que participam de operações e tiram das ruas traficantes, ladrões e afins, as Radio Patrulhas (RP) que efetuam rondas e atendem ocorrências e a Polícia Civil, que tem feito grandes trabalhos investigativos e desarticulado o tráfico em nossa região.

Cada uma fazendo sua parte e com a colaboração da comunidade, Canoinhas vai ficar mais segura. Pense nisso. Juntos somos mais fortes!
Viaturas