Projeto inédito da PM Ambiental de Canoinhas é destaque em SC

Compartilhe:
Um projeto inédito no país, lançado pela Polícia Militar Ambiental de Canoinhas em abril de 2017, ganha destaque em Santa Catarina.
O PAC - Policiamento Ambiental Comunitário - é um projeto realizado em parceria com a Epagri, Fatma e secretarias de agricultura e meio ambiente da região.

O objetivo é oferecer mais segurança no campo, orientando os pequenos produtores rurais, buscando alternativas de sustentabilidade da propriedade visando uma melhor qualidade de vida a comunidade rural, podendo representar também um avanço significativo no controle da violência e na redução dos índices de criminalidade ambiental bem como de crimes comuns nas áreas rurais.

Matéria publicada nesta quarta-feira (06), pelo NSC Total, cita o projeto como " exemplo de trabalho comunitário".
A violência no campo vem aumentando nos últimos anos, tanto que entidades ligadas ao agronegócio estão mobilizadas em busca de alternativas para proteger a população da zona rural e seu patrimônio.

Sobre este assunto, o tenente-coronel PM Fábio Henrique Machado, do Comando de Policiamento Ambiental de Santa Catarina, informou às entidades que está andamento no Planalto-Norte do Estado, o projeto “Policiamento Ambiental Comunitário”, criado pela unidade da Polícia Militar Ambiental de Canoinhas. 


O projeto tem como objetivo justamente oferecer mais segurança no campo, orientando os pequenos produtores rurais sobre questões ambientais e de segurança.

Desde o início do projeto, diz ele, já foram observados avanços significativos no controle da violência e na redução dos índices de infrações ambientais, além de crimes nas áreas rurais. 
Várias visitas estão sendo agendadas e o programa apresenta uma grande adesão da comunidade.

Como funciona

O policial militar ambiental realiza visitas personalizadas aos produtores, verificando a atual situação da propriedade e sua adequação à legislação ambiental, repassando informações referentes à sustentabilidade e sugestões criativas de como deixar a propriedade mais organizada e rentável, bem como dando dicas de segurança para a comunidade rural.

Um belo exemplo. Tomara que se espalhe pelo estado inteiro.