Policiais de Canoinhas e Três Barras são habilitados para usar arma de choque

Policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Canoinhas e policiais militares do 1º Grupo Policial Militar do 3º BPM, sediado em Três Barras foram habilitados ao uso/emprego do dispositivo eletrônico de controle (DEC) Spark Z 2.0, durante essa semana.

Dispositivos de choque irão ser usados por policiais da região. PM/Divulgação
Os dispositivos elétricos incapacitantes são consideradas armas de menor potencial ofensivo, projetadas e empregadas especificamente com a finalidade de conter, debilitar ou incapacitar temporariamente, preservando vidas e minimizando danos à integridade das pessoas detidas.

Podem ser usados tanto com cartucho de dados, que podem atingir de quatro a seis metros, ou na função contato direto.

Policiais de Canoinhas e Três Barras tiveram dois dias de instruções. PM/Divulgação
A instruçãofoi ministrada pelo capitão Paulo Ricardo Galle. O treinamento obedeceu ao previsto no plano de ensino específico regulado pelo Departamento de Tiro da Polícia Militar de Santa Catarina.

Durante as instruções, foram repassados aos policiais informações de ordem teórica e prática. A grande maioria dos alunos foi submetida aos efeitos advindos da arma referenciada que atua no sistema nervoso periférico (sensorial e motor), ocasionando a incapacitação neuromuscular do agressor, que resulta na contração involuntária da musculatura.