ONG da Alemanha firma parceria com a PM Ambiental de Canoinhas

Compartilhe:
A 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental ( 3ª CIA/2º BPMA), o Instituto Federal de Santa Catarina- Campus Canoinhas, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI) e e a ONG Alemã BUND- Freunder der Erde, formalizaram uma parceria para realização de trabalho conjunto com o objetivo da implantação dos Bosques de Heildelberg (Heidelberger Wäldchen), o que ocorrerá dentro da unidade da Policia Ambiental de Canoinhas .

O assunto vem sendo discutindo nas últimas semanas, onde representantes da 3ª CIA/2º BPMA, vem deslocando até a sede da APREMAVI no município de Atalanta (SC), para firmar a parceria. 

De acordo com o Major PM Christopher Rudolf Froehner, comandante da 3ª CIA/ 2º BPMA, não há como falar de proteção de meio ambiente e desenvolvimento sustentável sem a participação da população, sociedade civil organizada, empresários e autoridades numa perfeita sintonia de atuação.

Crianças alemãs realizam a venda de cartões de natal e outros e com esse dinheiro é comprado mudas no Brasil. PM Ambiental/Divulgação
Este tipo de parceria visa o fortalecimento de atuações conjuntas com a Policia Ambiental.
O Bosque de Heidelberg será instalado em uma área verde que fica localizada dentro do quartel da Policia Ambiental de Canoinhas.

SOBRE OS BOSQUES DE HEIDELBERG

Bosques de Heildelberg (Heidelberger Wäldchen) é um projeto cujo objetivo é estimular o intercâmbio entre as cidades de Heidelberg e de Atalanta-SC e agora com esta parceria firmada na cidade Canoinhas, incentivando o plantio de bosques com árvores nativas da Mata Atlântica e apoiando ações de educação ambiental.

A primeira etapa do projeto consiste na captação de recursos por parte do BUND especialmente durante atividades escolares em Heidelberg, onde crianças realizam a venda de cartões de natal, panquecas e cucas, e com dinheiro obtido nessas vendas, mais a doação de mesadas de alguns deles, esse dinheiro é usado para realizar compra de mudas no Brasil, para implantação dos bosques.

O plantio dos bosques são uma verdadeira aula de educação ambiental ao ar livre com as crianças. Para iniciar a atividade é feita a descrição e identificação das espécies florestais que estão sendo plantadas. Algumas peculiaridades sobre as árvores são abordadas nesse momento, tais como:

1. a necessidade de escolher árvores frutíferas, ornamentais e nobres da mata atlântica
2. importância para a natureza em diversificar as várias espécies florestais
3. alguns aspectos históricos de espécies florestais que tiveram importante ciclo econômico na região.