Vereadora pede parceria entre curso de Optometria da UnC com CEIs do município

A vereadora Camila Lima solicitou avaliar a possibilidade de parceria entre a UnC e prefeitura de Canoinhas, com o objetivo de disponibilizar os alunos do curso de Optometria para realizarem exames anuais, triagens, diagnósticos, encaminhamento e palestras de orientação sobre cuidados com a saúde visual para alunos matriculados nos Centros de Educação Infantil (CEIs) do município. 

O curso é visado nacionalmente e presta excelência em seu atendimento. Junto com a coordenadora do curso construímos um projeto de Lei que visa essa parceria entre UnC e prefeitura, e o município só tem a ganhar, pois não tem ônus nenhum para os cofres públicos, além do bem enorme que fará a essas crianças”, ressaltou Camila, que ainda destacou que os alunos do curso de Optometria também ganharão mais conhecimento para suas profissões.

A vereadora ainda citou que foi discutido com a coordenadora do curso sobre os problemas visuais das crianças, a perda de conteúdo letivo, que tem grande incidência quando não é realizado esses exames periódicos, levando à exclusão, e na escola às notas baixas. “O objetivo é que os alunos passem por uma avaliação do profissional optometrista, e depois passe para um especialista, caso seja necessário”, explicou.

Presidente Coronel Mario Erzinger (PR) solicitou à assessoria jurídica da câmara e aos vereadores, que na reunião das comissões permanentes deem parecer no projeto de Lei, conforme solicitação da vereadora Camila, e que em seguida seja pautado para votação.