Temperaturas caem e pode nevar na Serra catarinense no domingo, diz Epagri

Há chance de nevar na Serra catarinense no próximo domingo (20), de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O fenômeno pode ocorrer após o declínio das temperaturas no fim de semana, que deve se acentuar no domingo.

No sábado (19), a temperatura mínima deve chegar a 4º C em Urupema, 5º C em São Joaquim e 8º C em Urubici, conforme a Epagri.

A mudança meteorológica deve começar já na sexta-feira (18) em todas as regiões. Do Oeste ao Litoral, a chuva deve atingir acumulados de 60 mm a 80 mm. Em outras regiões, pode ficar entre 30 e 60 mm.


Neste período as rajadas de vento podem chegar a 100 km/h e as ondas do mar devem chegar a 4 metros de altura e picos de até 6 metros no Sul de Florianópolis, com risco de ressaca.

O fenômeno decorre de um intenso ciclone extratropical e o avanço de uma massa de ar frio de origem polar, de acordo com a Epagri. Esta condição adversa do mar se justifica pela diferença de pressão entre esses dois sistemas.

Confira a previsão:

Quinta-feira (17/05)
Nevoeiros ao amanhecer e sol com muitas nuvens em boa parte do dia na maior parte do Estado. No Litoral mais encoberto com chuva fraca por alguns momentos principalmente no início e fim do dia, devido à circulação marítima. 

No Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste ocorrem pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Sexta-feira (18/05) 
Nevoeiros na madrugada e amanhecer na maior parte do Estado, com céu encoberto e chuva por alguns momentos no início do dia, no Planalto Norte e Litoral Norte. 

Do Extremo Oeste ao Planalto Sul céu encoberto com chuva bem distribuída e valores significativos.Nas demais regiões aberturas de sol pela manhã com chuva a partir da tarde, devido à intensificação de áreas de baixa pressão e formação de um ciclone no litoral de SC e RS. 
Há risco de temporais isolados em todas as regiões.

Sábado (19/05)

Tempo encoberto, com chuva principalmente da Grande Florianópolis ao norte do estado. O tempo melhora no decorrer da tarde em quase todas as regiões com o avanço de uma massa de ar frio pela Argentina e Uruguai. 
No Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul a chuva fraca retorna entre a tarde e noite.

Temperatura em declínio acentuado no decorrer da tarde e noite com o avanço e uma massa de ar frio. No Planalto Sul a combinação de umidade e temperatura baixa trazem chance de neve no final da tarde e noite, para as áreas altas da região.

Vento sudoeste e sul, fraco a moderado com rajadas no Planalto e Litoral a partir da tarde devido à presença do ciclone extratropical sobre o oceano em frente ao litoral do RS e litoral sul de SC.

Domingo (20/05) 
Céu com muitas nuvens a encoberto com chuva fraca na madrugada e início da manhã no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões do Estado mais nuvens na madrugada e a predomínio de sol com poucas nuvens na maior parte do dia.

Temperatura baixa, com formação de geada nas áreas altas do estado.No Planalto Sul a combinação de umidade e temperatura baixa mantém pequena chance de neve na madrugada, para as áreas altas da região. No decorrer do dia as temperatura aumenta gradativamente.

Epagri/Ciram