Nova onda de frio chega ao país a partir do dia 2 de junho

Nota técnica divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informa sobre nova onda de frio que atingirá o Brasil a partir do dia 2 de junho.
O processo de formação de uma nova massa de ar de origem polar sobre o Sul do Brasil provocará condições de frio extremo nos três estados da região, com formação de geadas.

Esse sistema avançará pelo Sudeste, parte do Centro-Oeste e atingirá, inclusive, os Estados de Rondônia e do Acre, nesses 2 estados com ocorrência do fenômeno de “FRIAGEM” no decorrer dos dias.

Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que a massa de ar frio estará atuando até o dia 07/08 de junho de 2018.

O amanhecer do 06 de junho de 2018, será de muito frio na Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais.

Outro destaque é a intensificação dos ventos (ventos de rajada de 80 a 90 Km/h) no litoral das Regiões Sul e Sudeste do país no 06 de junho de 2018, devido à influência de um ciclone extratropical que vai se formar sobre o Oceano Atlântico.

Nova onda de frio no Sul a partir do dia 2 de junho

Confira a previsão do tempo para os próximos dias: 

Quinta-feira (31/05)

Tempo: nevoeiro isolado na madrugada e manhã. O sol aparece em todas as regiões. Aumento de nuvens do Oeste ao Sul no decorrer do dia. À noite, pancadas de chuva com trovoada no Oeste.
Temperatura: bem elevada.

Sexta-feira (01/06)

Tempo: chuva do Oeste ao Sul, desde a madrugada, e a partir da tarde, de forma mais isolada, nas demais regiões, devido à passagem da frente fria por SC. Risco de temporal localizado, principalmente no Oeste.
Temperatura: diminui devido à cobertura de nuvens e ao avanço de uma massa de ar mais frio no final do dia.

Sábado (02/06)

Tempo: permanece com chuva mais isolada no Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões, chuva isolada, melhorando no decorrer do dia.
Temperatura: em declínio, devido à atuação da massa de ar frio. A mínima ocorre à noite.

Domingo (03/06) - RISCO DE GEADA! 

Tempo: seco e ensolarado em todas as regiões.
Temperatura: baixa em todas as regiões, devido à massa de ar frio, com mínimas próximas de 0°C e geada do Oeste ao Planalto.

Fontes: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) - Defesa Civil de Santa Catarina