bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Doadoras de leite humano em Canoinhas – Mães que fazem a diferença!

Avatar photo

O leite materno é importante para todos os bebês, ele alimenta e o protege contra diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias.

Mas, infelizmente há mães que não podem amamentar e há bebês internados que não podem ser amamentados pela própria mãe. Para estes casos, existem os bancos de leite humano que recebem, analisam, pasteurizam e distribuem para as crianças que necessitam.

O Estado de Santa Catarina possui 12 Bancos de Leite e 6 Postos de Coleta de Leite Humano. O Hospital Santa Cruz de Canoinhas administra um destes Postos de coleta, o qual busca semanalmente nas casas das doadoras o leite doado e encaminha para o Banco de Leite de Mafra. 

O envio é realizado através de parceria com a Prefeitura Municipal de Canoinhas. Por sua vez o banco de leite de Mafra após fazer os procedimentos necessários, envia para o HSCC o leite conforme a necessidade.

O Posto de Coleta do HSCC conta com 10 doadoras de leite atualmente; o que resulta em uma média de 30 frascos de leite por mês enviados ao Banco.

\”Sou uma grande incentivadora do aleitamento materno, então faço questão que bebês recebam esta fonte
 tão saudável e nutritiva\”, diz Francine/Divulgação
Uma das doadoras é Francine da Silva Rauen, que começou a doar quando sua bebê já estava com mais de 2 meses. \”Sei que estou proporcionando um bem com esta atitude”. diz Francine que também já foi doadora do HSCC quando sua primeira filha já tinha mais de 1 ano.

Jeane Custódio dos Santos também faz sua doação semanal e conta que é um gesto simples que não dá trabalho algum.

A doadora Sandra Maria Wittkowski que viu um folheto no Hospital e se interessou em doar, já que na primeira semana teve que jogar fora o leite que sobrou. 
Como eu tenho leite de sobra, jogar fora não tem cogitação, não há coração de
mãe que aguente”, relata Jeane/Divulgação
Mães que fazem a diferença

Francine, Jeane e Sandra, assim como outras mães doadoras de leite humano, tem um ponto em comum: solidariedade. Ao serem questionadas sobre o que as motiva fazer a doação, a resposta é sempre a mesma: “Corta o coração jogar o leite fora, sabendo que tem tantas crianças que precisam”.

As mulheres que amamentam seus filhos sabem da importância que o LM tem para o desenvolvimento de seus bebês, é uma fonte de nutrição completa e ainda conta com células de defesas que auxiliam o imaturo sistema de defesa dos bebês nesses primeiros dias de vida, e o quanto isto faz diferença, seja para um bebê nascido a termo ou para um bebê prematuro.

Posto de coleta de leite materno do Hospital Santa Cruz Canoinhas
Um frasco de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.

Saber que o seu leite doado pode fazer essa diferença nos primeiros dias de vida de um bebê é um dos pontos chave para tocar os corações das mães que amamentam.

Quero ser uma doadora. Como devo proceder?


Toda mulher que amamenta, é saudável e que não usa medicamentos, é uma possível doadora.
Se você tiver apta para a doação conforme os requisitos desejáveis, basta entrar em contato com o Hospital Santa Cruz e informar seus dados para que a equipe possa fazer uma visita e repassar as instruções.

Os frascos utilizados para armazenar o leite doado devem ser devidamente higienizados, porém a mãe não precisa ser preocupar, pois o Posto de Coleta do Hospital Santa Cruz entrega os recipientes devidamente esterilizados, juntamente com o kit de máscara e touca para a coleta.