iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Curso gratuito de Serviço do Vinho no IFSC em Canoinhas

Avatar photo

A degustação de um bom vinho começa bem antes do primeiro gole e leva em conta fatores que contribuem para melhorar a experiência, como armazenamento, temperatura correta e escolha das taças, por exemplo.

Para quem quer ser aprofundar neste universo, o Câmpus Canoinhas oferta o curso de Aperfeiçoamento no Serviço do Vinho, no dia 28 de maio. As inscrições podem ser feitas até essa quarta-feira (23), pela internet, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Podem participar profissionais da área de gastronomia e bebidas, alunos e servidores do IFSC e membros da comunidade externa, com mais de 18 anos. 

São 30 vagas disponíveis e a seleção será por sorteio. As inscrições e o curso são gratuitos.

Coordenador do curso e sommelier, Douglas André Wurz/Divulgação

Com quatro horas de duração, das 7h30 às 11h30, o curso vai abordar os seguintes temas: estilos de vinho, armazenamento, temperatura de serviço, carta de vinhos, tipos de taças, arte de servir e defeitos do vinho. Também serão repassadas noções básicas de análise sensorial, com degustação de um espumante e três tipos de vinhos, tinto, branco e rosé.

 Aprenda sobre temperatura de serviço, carta de vinhos, tipos de taças e arte de servir. 
Cultura do vinho

O curso de Aperfeiçoamento no Serviço do Vinho faz parte de um conjunto de ações que serão desenvolvidas no Câmpus Canoinhas durante este ano para divulgar a cultura do vinho e capacitar os participantes sobre as técnicas de degustação, englobando a análise visual, olfativa e gustativo de vinhos e espumantes, relacionando a importância do consumo regular e moderado para a saúde humana.

Este é o segundo curso ofertado pelo Câmpus Canoinhas nesta área. O primeiro aconteceu na última sexta-feira (18). No curso de Análise Sensorial de Vinhos e Espumantes, os participantes aprenderam a identificar uma série de características para avaliar a cor, os aromas e o gosto do vinho. Devido ao sucesso, o curso terá novas edições ainda este ano.

Produção de uva e vinhos

O Câmpus Canoinhas também está com inscrições abertas para um curso de qualificação, com 60 horas de duração, de Produção de Uva e Vinhos. , também gratuito.

As aulas serão no período de 18 de julho a 5 de dezembro, todas as quartas-feiras, das 18h30 às 21h30.