Celular pirata será bloqueado no país. Descubra se o seu smartphone é legal

Desde a última quarta-feira (09), os celulares irregulares, também chamados de piratas, habilitados a partir de 22 de fevereiro, serão bloqueados no Distrito Federal e em Goiás. A partir de 23 de setembro, mensagens começarão a ser enviadas para a Região Sul (Paraná/Santa Catarina/Rio Grande do Sul).

Os celulares irregulares receberão a seguinte mensagem de texto: “Operadora avisa: Este celular IMEI XXX (número do IMEI) é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares”. IMEI (do inglês International Mobile Equipment Identity) é o número de identificação do celular.

O bloqueio dos aparelhos, no Sul,  começará em 8 de dezembro. A medida vale para aparelhos irregulares habilitados depois de 23 de setembro nesses Estados.

ATENÇÃO!  os usuários que já têm aparelhos móveis irregulares habilitados não serão desconectados, caso não alterem o número.


A medida tem o objetivo de coibir o uso de telefones móveis não certificados, com IMEI adulterado, clonado ou outras formas de fraude. 

Um celular só é considerado irregular quando não tem um número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras.

Como saber se o IMEI do seu smartphone é legal

1 - Disque *#06# no teclado do seu celular. Se a numeração coincidir com a que aparece na caixa, o aparelho é regular. Caso contrário, há uma grande chance de ser irregular.

Em alguns casos, além da caixa, o IMEI (com 15 dígitos) também aparece em um adesivo na bateria do smartphone. Nestas situações, os dois números (caixa e bateria) precisam ser iguais, além de coincidir com o que aparece ao digitar *#06#

2 - Se o celular tem mais de um chip, haverá mais de um IMEI. Neste caso, é preciso checar se todos os códigos conferem.

Saber o IMEI do seu smartphone também será útil no caso de roubo ou furto.
Neste caso, é só ligar para a operadora, fornecer seus dados e o número do IMEI do aparelho, que ele será imediatamente bloqueado.
O aparelho ficará inutilizado e não poderá mais ser ativado em nenhuma operadora.