Pesquisar neste site

Uma noite emocionante com alunos da APAE de Canoinhas na sessão da Câmara

O uso da Tribuna na sessão de segunda-feira (02), foi emocionante e realmente especial. Alunos, professores e familiares da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Canoinhas estiveram presentes na sessão para falar um pouco sobre duas datas importantes, o Dia Internacional de Conscientização da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, e o Dia de Conscientização Mundial do Autismo, comemorado dia 2 de abril.

A diretora da instituição, Simone Jeruza Sudoski Munhoz iniciou o uso da Tribuna falando que a cada ano nas comemorações de datas tão importantes, a APAE busca levar seus alunos para lugares diferentes, mostrando à socidade, a importância da conscientização.

Os alunos também usaram a Tribuna. Marco Antonio dos Santos iniciou cantando uma bela canção chamada “Lindo Presente”. Em seguida, o aluno Rafael Chapula de Souza, representou os usuários com Autismo.

Marco Antonio emocionou a todos os presentes ao interpretar uma canção. Foto: Canoinhas Online
Rafael tem 15 anos, estuda na APAE duas vezes por semana, na Sala de Atendimento Laborativo e na EEB Santa Cruz no 1º ano do Ensino Médio.

Em sua mensagem o aluno contou ao público e vereadores um pouco sobre o Dia de Conscientização Mundial do Autismo, que foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, que é um transtorno no desenvolvimento do cérebro e atinge três áreas, que são a comunicação, socialização e comportamento, afetando cerca de 70 milhões de pessoas em todo mundo, e em sua maioria pessoas do sexo masculino.

Rafael é autista e passou uma mensagem sobre o Dia de Conscientização Mundial do Autismo. Foto: Canoinhas Online
Rafael frisou em sua fala que “não importa em que parte do mundo se viva. Seja filho de pessoas pobres, ricas, comuns e normais, ou de personalidades conhecidas, qualquer pessoa pode nascer com Autismo. Mas podemos ter lições importantes como aprender a levar as demandas da vida com tolerância e humor”, falou o aluno, encantando a todos os presentes, e terminou fazendo uma declaraçao de amor à sua mãe.

Em outros anos foram realizadas passeatas, no ano passado os alunos conheceram a prefeitura do município, e nesse ano a instituição achou importante trazer ao Poder Legislativo a experiência da APAE e experiências de seus alunos. “Somos a única entidade de Canoinhas que presta atendimento para pessoas com deficiência múltipla e intelectual, e queremos que cada vez mais pessoas conheçam nosso trabalho e que nossos alunos são especiais, mas podem ter uma vida normal, desde que possam ser incluídos na sociedade”, relatou a diretora.

A APAE de Canoinhas, que no dia 4 de abril comemora 42 anos de trabalho para comunidade, atende hoje 181 pessoas, sendo 43 com Autismo e 25 pessoas com Síndrome de Down.
Durante a sessão estiveram presentes na Câmara a presidente da instituição, senhora Joana Raquel Seleme Miotto; diretora Simone Jeruza Sudoski Munhoz; professores; alunos e familiares.