Preocupante: Rio Canoinhas passa de Atenção para estado de Alerta

A Epagri/Ciram divulgou Aviso Hidrológico de Evento Extremo nesta quinta-feira (26).

De acordo com a tabela dos níveis de rios, as Bacias do Rio Jacutinga,  Rio Tubarão,  Rio Araranguá,  Rio Itajaí-Açú,  Rio Canoinhas,  Rio Negro,  Rio Tijucas, e Complexo Hidrológico do Rio Camboriú encontram-se em regime hídrico extremo, para a seguinte situação hidrológica:

ESTIAGEM:

EMERGÊNCIA: José Boiteux, São João Batista, Braço do Norte - Montante, São Martinho - Jusante e Ponte R. João Susin Marini;

ALERTA: Forquilhinha, Canoinhas - CASAN, , Foz do Rio Claudino, Montante - Barragem Concórdia, Camboriú - Rio Canoas, Fazenda Souza e Foz do Rio Negrinho.

Conforme última medição da Casan, às 21h45 desta quinta (26), o Rio Canoinhas está na marca de 1.40m e com tendência a baixar. O Rio dos Bugres, no município de Rio Negrinho está em 0,66cm.

A estiagem que afeta os rios catarinenses só deve perder força no próximo mês. Durante o mês de maio, a chuva deve retornar ao Estado, com valores mais significativos na maioria das regiões, por influência de frentes frias e áreas de baixa pressão.

Após a passagem das frentes, a temperatura diminui um pouco e especialmente no final do período deve declinar um mais com a chegada de uma massa de ar mais frio mais intensa.

Imagem ilustrativa
Previsão do Tempo

Condições de umidade do ar baixa em Santa Catarina nos próximos dias, com valores entre 30 a 40% à tarde.

Sexta-feira (27/04)
Tempo: sol com aumento da nebulosidade em todas as regiões.
Temperatura: elevada para a época do ano.

Sábado (28/04)
Tempo: sol com aumento de nuvens. Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) isoladas, entre a tarde e noite do Planalto ao Litoral, devido ao calor e à aproximação de uma nova frente fria deslocando-se no Litoral do RS.
Temperatura: segue elevada para a época do ano.

Domingo (29/04)
Tempo: sol com algumas nuvens em SC.
Temperatura: segue elevada para a época do ano.

Baixa Umidade Relativa do Ar

Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas; Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, e deixe o ambiente livre para a circulação de ar; Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.; Para hidratação pessoal consuma bastante água, e faça refeições leves com muitas frutas e legumes. Fonte: OMS (Organização Mundial da Saúde).

Queimadas 

Incêndios Florestais: Atenção para o tempo muito seco que favorece o risco de focos de incêndio em áreas propícias. Não jogue bituca de cigarro nas margens de rodovias, não queime lixo doméstico e não faça fogueiras. Agricultor não coloque fogo nas pastagens e lavouras. Ao avistar um foco de incêndio, avise imediatamente o corpo de bombeiros pelo 193.