Mulheres canoinhenses: agende seu exame de Mamografia e Preventivo na UBS mais próxima

A Secretaria de Saúde de Canoinhas em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a empresa Lavrasul e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), está realizando mutirão de mamografia e exame preventivo para câncer de colo de útero até o mês de junho.

Os exames estão sendo feitos na moderna Unidade Móvel do Sesc que está instalada no portal de acesso à empresa Lavrasul, na Avenida Senado Ivo D’Aquino, no Industrial 1.

Podem participar do mutirão de exames mulheres entre 50 e 69 anos, para fazer o exame de Mamografia, e de 25 a 64 anos para fazer o exame preventivo (papanicolau).


Mamografia

A mamografia é um exame de imagem (raio-X) feito na região das mamas, que permite detectar a existência de nódulos, assimetrias mamárias, entre outras alterações e lesões.

O teste é realizado por meio do mamógrafo, um aparelho que compressa as mamas, a fim de obter uma imagem detalhada da região.
Seu principal foco é diagnosticar se há presença de câncer de mama

Preventivo (Papanicolau)

Papanicolau é um exame de prevenção ao câncer no colo do útero. Seu principal objetivo detectar células cancerosas no colo do útero. O exame deve ser realizado em todas as mulheres de 25 a 65 anos, pelo menos uma vez no ano.

Além do câncer no colo do útero, o exame pode também determinar níveis hormonais, diagnosticar inflamações ou infecções vaginais e doenças sexualmente transmissíveis como HPV, gardnerella, tricomoníase, candidíase, gonorreia, sífilis, clamídia, entre outras.

Como participar

“A interessada deve ir imediatamente à unidade de saúde mais próxima de casa para agendar os exames. É fácil”, explica a secretária de Saúde, Zenici Dreher.

Beneficiárias do Bolsa Família

Para as beneficiárias do programa Bolsa Família é obrigatória a participação no mutirão: portanto, quem recebe o benefício e tem entre 50 e 69 deve agendar a mamografia e quem possui entre 25 e 64 anos deve fazer o preventivo. 

As mulheres do Bolsa Família podem procurar o posto de saúde mais próximo de casa para agendamento ou uma unidade do Cras ou Creas.