Fake news. Notícia sobre inverno mais frio do século no Brasil, é falsa

Compartilhe:
Mais uma daquelas notícias que aparecem sei lá de onde, espalhou-se rapidamente na internet: a de que este inverno será um dos mais rigorosos do século.

Esta semana a MetSul, Empresa de Meteorologia com atuação no Brasil e Cone Sul, publicou uma nota em que diz que 'apesar de, tecnicamente, a chance disso ocorrer não ser zero, a probabilidade estatística que ocorra é absurdamente pequena.

Segundo o serviço, os dados analisados mostram hoje ser provável um inverno com temperatura acima da média histórica e com chuva abaixo da média, na região Sul.

A notícia falsa que circula atribui o suposto inverno de frio violento ao fenômeno La Niña. Ocorre que o evento de La Niña iniciado em 2017 está nos seus últimos dias e o inverno deste ano, segundo alguns modelos, pode marcar o começo de um El Niño.

Inverno de 2018 será o mais frio do século é puro boato
Notícia de que o inverno de 2018 será o mais frio do século é puro boato.
A notícia falsa pode ter originado de uma postagem no site oficial da Defesa Civil de Santa Catarina, onde a mesma faz um alerta para uma forte onda de frio, com possibilidade de neve. Ocorre que essa notícia é do ano passado, basta conferir as datas.

Ou foi postada por pessoas interessadas em tirar proveito de alguma forma com isso, seja no setor de vestuário, na tentativa de incrementar as vendas de roupas de inverno, ou até mesmo no turismo, ou simplesmente usar da irresponsabilidade para curtir todo o “tsunami” que este tipo de assunto causa por aí.

Fique atento! Sempre desconfie de notícias espetaculosas na internet e, em se tratando de Meteorologia, acredite somente em fontes idôneas e reconhecidas como institutos oficiais e empresas do setor privado que possuem profissionais identificados e com responsabilidade técnica.