Pesquisar neste site

Confirmada a permanência da Estrutura da Gerência da Saúde em Canoinhas

Em março, após o fechamento da Gersa, houve comoção geral da sociedade canoinhense, levando a população, Vereadores, Associação Empresarial de Canoinhas (ACIC), Sindicato dos Funcionários Públicos de Santa Catarina (SINTESPE), servidores, Secretaria Municipal da Saúde e integrantes do Movimento Cidadão Fiscal de Canoinhas a se manifestarem veementemente sobre o caso. 

Hoje (04), o Secretário da Saúde de Santa Catarina, Acélio Casagrande, garantiu a permanência da Estrutura da Gerência da Saúde em Canoinhas, com todos os servidores.

A informação foi confirmada ao Canoinhas Online, pelo vereador Paulinho Basílio (MDB), que recebeu a notícia na noite desta quarta-feira (04).

Unidade da GERSA em Canoinhas/Divulgação
Segundo Basílio, o Deputado Federal Mauro Mariani intercedeu junto ao Secretário de Estado, que entendeu a importância do trabalho da referida estrutura da Gerência em toda região.
O aval para reabertura foi dado e desta forma o atendimento à saúde será mantido na região.

Ainda segundo Basílio, o Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra, Abel Schoroeder, estará em Canoinhas nesta quinta-feira (05), para dar mais detalhes.

A notícia veio um dia depois de o Município conseguir a permanência de servidores da Gersa em Canoinhas. Onze (11) profissionais da desativada Gerência Regional irão (ou iriam?) atuar junto à Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria também pleiteava o imóvel e parte dos equipamentos onde funciona o laboratório de entomologia. No espaço, inaugurado em 2016, os profissionais realizavam a leitura de todas as larvas de mosquitos de Canoinhas.

Na manhã desta quarta-feira (04), técnicos da Secretaria do Estado da Saúde de Florianópolis estiveram no local para tratar sobre esta cessão. O pedido de uso do ambiente foi entregue pessoalmente pela secretária Zenici, na semana passada, ao secretário Acélio Casagrande.

De repente, uma reviravolta...

No último dia 27, a secretária de Saúde de Canoinhas, Zenici Dreher, se reuniu com o secretário Acélio Casagrande em Florianópolis, e este confirmou o fechamento da unidade, conforme o decreto 1503 de 21 de fevereiro de 2018.
Durante horas, Zenici ouviu argumentos do secretário para justificar o fechamento da GERSA de Canoinhas.

Com a notícia repentina da permanência da Regional em Canoinhas, a secretária declarou "que estas atitudes e declarações públicas são a prova das fragilidades em nosso governo do Estado de Santa Catarina e na Política, pois não demonstram respeito à população, nem aos trabalhadores envolvidos muito menos às instâncias deliberativas do SUS". 

"Atos meramente políticos interferem diretamente nos serviços de saúde e na saúde mental dos entes envolvidos. O município de Canoinhas continua à disposição, caso os serviços não voltem na sua integralidade", finalizou Zenici.