Alerta: Acidente contamina rio no Norte de Santa Catarina

A Secretaria de Estado da Defesa Civil alerta a população ribeirinha do rio São João em Guaratuba e Garuva que a água deste rio "NÃO DEVE SER UTILIZADA". 
A proibição se estende ao consumo, banho ou pesca. 

A contaminação do rio São João foi causada pelo vazamento de uma grande quantidade, ainda indeterminada, de óleo diesel e um produto químico altamente corrosivo (Osmose K33). 

Caminhão graneleiro transportava 13 mil litros de produto tóxico. Foto: PRF
O produto vazou após um acidente que envolveu três caminhões, no dia seis (06) de abril, no Km 675,189 da BR-376 na serra entre o Paraná e Santa Catarina. A contaminação ocorreu no trecho do rio entre os municípios de Guaratuba e Garuva.

Estão sendo tomadas todas as ações pelos órgãos públicos com a atuação de empresas especializadas em operação conjunta para minimizar os danos ao meio ambiente. 
Da mesma forma, a análise laboratorial para indicar a situação da qualidade da água.

Acidente

O acidente aconteceu na manhã de sexta (06) e envolveu três caminhões. Um deles derramou cerca de 30 mil litros de óleo diesel e o outro 13 mil do líquido tóxico. Um dos motoristas morreu no local.

Caminhão tanque derramou cerca de 30 mil litros de óleo diesel. Foto: PRF
De acordo com nota divulgada na página do Facebook da Prefeitura de Guaratuba, “O local já sofre os danos causados pelo acidente e diversos peixes foram encontrados mortos, além do forte odor”, informa.

Assim que normalizar a situação e liberação após análises, a população será informada.