Pesquisar neste site

Hospital Santa Cruz realiza primeira cirurgia craniana com endoscópio

Mais uma tecnologia foi inaugurada na última semana no Hospital Santa Cruz de Canoinhas. O neurocirurgião Dr. Andrei Leite de Morais realizou a primeira cirurgia craniana com endoscópio, também conhecida como neuroendoscopia.

A principal diferença entre a cirurgia com endoscópio e a cirurgia convencional é que através do equipamento o neurocirurgião consegue enxergar de uma câmera acoplada em um pequeno orifício no crânio, e pode olhar para qualquer direção a partir do canal de trabalho, com nitidez e luminosidade.

O paciente recebeu alta depois de 24 horas de internação. HSSC/Divulgação
Procedimentos endoscópicos cranianos englobam tratamento de hidrocefalia, ressecção de cistos cerebrais e cirurgia de hipófise através do acesso endoscópico nasal.

É um grande avanço para a população de Canoinhas e Região, que o nosso Hospital disponha desta tecnologia. Em casos como os de hidrocefalias obstrutivas, podemos obter êxito de até 90% com a cirurgia endoscópica; além de ser muito menos invasiva, pois não há necessidade de deixar uma válvula acoplada à cabeça do paciente, com isso se diminui muito o risco de infecção e o risco de sofrer uma obstrução, o que levaria a necessidade de se fazer outras cirurgias para a troca da válvula”, ressaltou o médico neurocirurgião do HSCC, Dr. Andrei Leite de Morais.

O procedimento foi um sucesso. O paciente, que recebeu alta depois de 24 horas de internação, apresentou melhora evidente quanto a perda de memória e quanto a dificuldade de controlar a urina e passa bem, segundo a equipe cirúrgica e de enfermagem do HSCC.