Pesquisar neste site

Cinco municípios do Planalto Norte de SC registram alagamentos e enxurradas

O Planalto Norte de Santa Catarina registrou alagamentos com as fortes chuvas na madrugada deste domingo (25).

Em Monte Castelo, as chuvas intensas provocaram alagamentos de algumas áreas e casas do município por volta das 2h45.

Também neste horário, em Papanduva, houve grande acúmulo de água em um curto período de tempo. A estrada que dá acesso a localidade de Palmito ficou totalmente interditada e uma ponte ficou submersa.

Veículo foi arrastado para o leito do Rio Canoinhas/Divulgação
Em Irineópolis, bueiros transbordaram devido ao grande volume de chuva em um curto espaço de tempo, provocando alagamentos em estradas do interior do município. As localidades de Santo Antonio e Campina dos Pintos ficaram parcialmente interditadas às 4h.

Estrada que dá acesso a loclidade de Palmito, em Papanduva/Divulgação
Em Canoinhas, às 2h50, as chuvas intensas provocaram alagamento nas áreas centrais. Um veículo caiu em um canal na rua Jose Boiteux, popular 'valetão', mas o condutor conseguiu sair do carro que foi arrastado pela correnteza até o Rio Canoinhas.

Veículo caiu no 'valetão da rua Jose Boiteux em Canoinhas/Divulgação
Em Major Vieira, uma tempestade/vendaval atingiu o município por volta das 17h45m de sábado (24).
Vendaval derrubou árvore na SC-477 (Major Vieira - Canoinhas).

Precipitação em Santa Catarina

Com a passagem da frente fria pelo Estado, nas últimas 24 horas foram registrados acumulados significativos, principalmente no Planalto Norte: Papanduva, 85 mm; Irineópolis, 78 mm; Monte Castelo, com 57 mm; e Canoinhas, 45 mm, foram algumas das cidades afetadas.

Taió, no Alto Vale do Itajaí, foi o município com maior precipitação em SC (111 mm), seguido por São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste (93 mm), segundo a Epagri/Ciram.

No Norte catarinense, a chuva foi menos intensa. Os maiores acumulados de chuva foram: 17 mm em Massaranduba, 8 mm em alguns lugares de Joinville e 6 mm em Jaraguá do Sul. Em algumas localidades do Norte de SC, nem chegou a chover nas últimas 24 horas, segundo dados do painel de monitoramento da Epagri/Ciram.

Alerta meteorológico

Na manhã deste domingo, a Epagri/Ciram atualizou o alerta meteorológico. A previsão é de chuva e descarga elétrica com risco de temporais localizados (fortes rajadas de vento e granizo isolado) entre o começo da manhã e o fim da noite deste domingo em todas as regiões de SC. 

 A chuva, mesmo de curta duração, pode ser de forte intensidade, acumulando pontuais de 30 a 50 mm em uma hora. O temporal ocorre por conta da passagem da frente fria pelo Estado.

Previsão para segunda (26) e terça-feira (27):
Tempo: instável com predomínio de nuvens e chuva em SC, alternando com períodos de melhoria sobretudo no Oeste e Meio Oeste. 
Atenção para chuva moderada por alguns momentos com totais mais elevados do Oeste ao Sul e no Litoral Norte de SC. Temperatura: baixa, típica de outono.