Pesquisar neste site

Canoinhenses protestam contra o fechamento da Regional da Saúde no município

Reunidos no centro de Canoinhas, na manhã de sábado (31), cerca de 50 pessoas protestaram contra o fechamento das Gerências Regionais de Saúde e Educação do município.

O (des)Governo do Estado alega que o fechamento e a transferência da Regional da Saúde para o município de Mafra é questão de economia e corte de gastos, o que pode ser facilmente contestado:
- o suposto argumento de economia com aluguel não procede, o prédio onde a Regional de Saúde funciona é próprio, portanto, não há despesa com aluguel;
os cerca de 20 funcionários, todos concursados, terão que ser deslocados ou remanejados, mas o Estado terá que continuar pagando seus vencimentos (salários);
-com a transferência da GERSA para Mafra, novas contratações deverão ser realizadas, o que significa mais gastos;
-Canoinhas já conta com toda a estrutura necessária: laboratório de entomologia, setor de vigilância sanitária e epidemiológica, rede de frio para conservação de vacinas e medicamentos em geral (central com câmaras frias/gerador de energia, aparelhos de ar condicionado), bem como os veículos, que foram obtidos obtidos junto ao Estado e União Federal, através de projetos aqui formulados e aprovados pelos órgãos destinatários.
Manifestantes reuniram-se na área central de Canoinhas. Foto: Canoinhas Online
A mobilização, com manifestantes carregando faixas com os dizeres "GOVERNO DO ESTADO FECHANDO PORTAS EM CANOINHAS" e "Diga NÃO ao fechamento da Gerência da Saúde e Educação em Canoinhas", teve como objetivo defender o que é nosso de Direito e de Justiça.

 Manifestantes levaram as faixas, por alguns momentos, para a faixa de pedestres na Rua Paula Pereira. Foto: Canoinhas Online
O ato, que teve início às 10h da manhã e foi encerrado às 11h30, em frente a Farmácia Vital (não teve passeata) foi organizado através das Redes Sociais pelo Movimento Cidadão Fiscal, núcleo Canoinhas e contou com a presença de membros da comunidade canoinhense, empresários, integrante e articulador do Movimento , Diego Bechel e com o vice-presidente executivo do Observatório Social de São José (OSSJ), Jaime Luiz Klein.

 Foto: Canoinhas Online
Ferrenhos defensores da causa, também participaram ativamente da mobilização as vereadoras Norma Pereira (PSDB), Camila Lima (MDB) e o presidente do Poder Legislativo de Canoinhas, Cel. Mario Erzinger (MDB).

Foto: Canoinhas Online
Na próxima segunda-feira (02), às 17h30, haverá palestra para os associados e Entidades Parceiras da ACIC - Associação Empresarial de Canoinhas- com o Dr. Antonio Vasco Magalhães Telles, para debater sobre o 'Impacto real na comunidade de Canoinhas e região com o fechamento da Gerência de Saúde'.

Retrocesso não. Vamos lutar juntos!