Atenção! PM de Canoinhas alerta para golpes de falso sequestro na região

Compartilhe:
A Polícia Militar de Canoinhas pede alerta aos moradores, visto que bandidos estão aplicando o golpe do falso sequestro na região.
Já foram várias ligações feitas a Central de Emergência 190 relatando a tentativa do referido golpe.

Os bandidos ligam, geralmente para telefone fixo sem identificação, dizendo que seqüestraram um familiar e pedem uma certa quantia de dinheiro para libertar o mesmo.


A PM pede que as pessoas que receberem esse tipo de ligação, não faça nenhum depósito, não forneça dados bancários nem de cartão de crédito, tente contato telefônico com a pessoa (familiar supostamente sequestrado) e em último caso ligue para a polícia no 190, que os policiais estão preparados para orientar e agir.

Os bandidos utilizam números telefônicos aleatórios e as vezes conseguem as informações com a própria vítima. “Um dia ele liga e pergunta o nome, no outro questiona se a pessoa tem filho e vai montando o perfil da vítima”.

No caso de atender uma ligação desse tipo, nunca se deve passar informações. Não sabemos quem está do outro lado da linha.

As tentativas são recorrentes e não é difícil encontrar quem já tenha recebido aquela ligação. Alguém grita por pai ou mãe e, logo depois, outra voz avisa ser um sequestro. Se quem atendeu começa a acreditar, logo é dada uma conta para depósito.

Dicas para não cair em golpes pelo telefone

1. Se alguém ligar dizendo que um parente ou amigo está em perigo, dando detalhes da pessoa, o ideal é manter a calma e, antes de qualquer atitude, telefonar para a pessoa que te disseram que está em risco para saber se é verídico.

2. Não confirme dados nem forneça o nome de nenhum familiar.

3. Não atender ligações a cobrar, caso não estiver esperando.

4. Não ligue de volta para um número suspeito, pois se for alguma fraude, você poderá mostrar que é vulnerável a golpes ao retornar à ligação.

5. Nenhum sequestro verdadeiro demanda tanto tempo em uma ligação. Desconfie se a pessoa do outro lado prolongar a conversa.

6. Essas pessoas tentam o golpe do falso sequestro o tempo todo e sabem como deixar uma pessoa nervosa e fazer com que acredite no que ela diz

Se parecer real, mantenha a calma e acione a polícia através do número 190 antes de tomar qualquer outra atitude.