Pesquisar neste site

Em primeira votação, vereadores aprovam reajuste em diárias do Executivo

Em primeira votação, foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores de Canoinhas de segunda-feira (19), o Projeto de Lei nº 223/2017 que dispõe sobre a atualização de diárias do poder executivo.

O projeto data de 15 de dezembro de 2017 e só foi a votação agora, após passar por análise das comissões no começo deste ano.

A vereadora Camila Lima (MDB) manifestou-se contrária a aprovação. Segundo ela, "a princípio o reajuste seria apenas aos motoristas, para que eles tivessem uma pernoite digna", mas depois veio junto no projeto o aumento para o prefeito e vice.

Por questão do princípio da economicidade, a vereadora não vê justificativa para aumentar as diárias, mas é favorável para uma emenda ou projeto que beneficie os motoristas, que segundo o vereador Paulinho Basílio (MDB), o valor da diária pago hoje é de apenas R$ 70,00.


"Quando o projeto começou a ser discutido, eu ouvi a seguinte frase:  esse projeto veio para melhorar as injustiças que os motoristas sofriam pelo valor muito baixo da diária. Isso eu sou completamente favorável" disse Basílio, pois considera o valor de R$ 70,00 muito baixo para ficar na capital (Florianópolis).

"Mas depois entrou em discussão a questão de valores para prefeito, vice, secretários, comissionados, etc. Eu acredito que no momento em que o país vive, a política vive, nós temos que ir na contramão de aumentar valores. As diárias dos motoristas tem que ser revistas mesmos, até porque, quem viaja com mais frequência, sofrem mais pressão e estão injustiçados há anos, são eles", finalizou o vereador. 

A vereadora Norma Pereira (PSDB) também manifestou-se contrária ao projeto de Lei.

Votaram a favor do aumento do valor das diárias: Telma Bley (MDB), Wilmar Sudoski (PSD), Paulo Glinski (PSD), Chico Mineiro (PR) e Edmilson Verka (PR)..
O vereador Celio Galeski (PR), não compareceu à sessão desta segunda-feira.