Pesquisar neste site

Campanha "Chame os Bombeiros" toma conta de Santa Catarina!

Para quem você pensa em ligar quando acontece um incêndio? um acidente de trânsito? um animal está em perigo? uma pessoa está passando mal? um afogamento? e inúmeras outras ocorrências em que é necessário o socorro imediato? Sim. Você pensa e liga para o Corpo de Bombeiros - 193.

E se não houver possibilidade de atendimento? Infelizmente essa é uma realidade em alguns quartéis do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Se não houver um fortalecimento do efetivo por meio de Concurso Público, alguns quartéis poderão ser fechados (como já foram) e concentradas as atividades em um quartel mais próximo.
A falta de efetivo nos bombeiros é um dos problemas crônicos da segurança pública em Santa Catarina.

Ambulância do Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas. Imagem: Canoinhas Online
Recentemente foi realizado um concurso público com abertura de 300 vagas, porém esse número não chega nem perto do que a corporação realmente precisa. Segundo a Lei Complementar nº702 de 19 de julho de 2017 o estado de Santa Catarina tem capacidade de ter 1.861 soldados só que possui apenas 956, ou seja, metade do efetivo necessário.

No concurso realizado em 2017, existe 2.753 aprovados, foram convocados 1.128 candidatos para as próximas etapas e desse número restaram apenas 620, e tem mais duas etapas ainda. Então mais de 1.553 nem foram chamados para todas as etapas do concurso.

Em vista disso, há uma mobilização no Estado para que o governo chame todos os aprovados para as próximas etapas para criar um cadastro reserva condizente com a atual situação da corporação e que o número de vagas seja ampliado para o número máximo de soldados que a lei permite, satisfazendo assim a necessidade da nossa população que há tempos sofre com a falta de efetivo em segurança pública.
Além disso, há também o fato de alguns servidores que atingem o limite do tempo de serviço, entram na reserva remunerada e o quadro vai se reduzindo cada vez mais.

Situação do efetivo do Corpo de Bombeiros em Canoinhas

Em Canoinhas, segundo o Capitão Clemente Michels do 9º Batalhão de Bombeiro Militar, o efetivo trabalha no limite.
São 18 bombeiros militares que trabalham em escala de revezamento, sendo 4 militares por turno, com escala de 24/36 (plantão de 24 ininterruptos por 36 de descanso).
Cinco bombeiros militares seria mais seguro no operacional.

Quartel do Corpo de Bombeiros em Canoinhas. Imagem: Canoinhas Online
Se houver, por exemplo, duas ocorrências de vulto no mesmo horário, não há efetivo para atendimento simultâneo. 
O quartel de Canoinhas conta com dois caminhões de combate à incêndio e duas ambulâncias, mas não há efetivo suficiente para operá-los.

O ideal é um bombeiro para cada mil habitantes de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). 
Se considerar apenas Canoinhas com dados do IBGE (2010), onde a população é de 52.765 há um bombeiro para cada 2.931 habitantes que é quase três vezes menor do que o recomendado. 

Campanha estadual

A mobilização para que o governo convoque os aprovados no concurso já atingiu dezenas de cidades catarinenses. Canoinhas é uma delas.

Aprovados no concurso, João Vitor e Augusto Voigt, pedem apoio na Câmara de
Vereadores de Canoinhas/Divulgação
Alguns dos aprovados, que são do município e região, procuraram a Câmara de Vereadores, a exemplo de outras cidades, solicitando apoio.

Várias cidades catarinenses estão manifestando apoio.
E o que você tem a ver com isso?

-Alto tempo de resposta (demora em um atendimento ou sem atendimento)
-Menos socorristas por ambulância (quanto vale uma vida?)
-Ambulâncias paradas (não há quem as opere)
-Fechamento de quartéis
-Mortes

Participe, divulgue e apoie essa campanha!
O grupo dos aprovados no Concurso Público dos Bombeiros de 2017, tem uma página no Facebook, onde você encontrará mais informações e vídeos.

“Desde já agradecemos pela colaboração de todos que estão curtindo e compartilhando nossa causa. TODOS UNIDOS E JUNTOS POR ESSA CAUSA que beneficiará toda a população de Santa Catarina. 
São agradecimentos de Yuri Farias, Lívia Mendes, João Vitor Piechontcoski, Augusto Willian Voigt, Diego Ramos, Luiz Paulo Bortolini, Mathias Martinelli,  Jackson Schmidt, que em nome de TODOS OS APROVADOS do concurso CBMSC 2017 agradecem pela colaboração e apoio: Muito Obrigado!!!

Aprovados no concurso, de Canoinhas e região: Augusto Willian Voigt, João Vitor Piechontcoski, Jackon Schmidt, Rosni Jr, Marcos Cesar Choupinski, Naiara Machado, Fátima Rodrigues, Marcos A. Ferraz e Vanessa Kuja.