Alerta! Promoção verdadeira de O Boticário inspira golpe pelo WhatsApp

Compartilhe:
A nova promoção de O Boticário para promover o lançamento de um novo produto inspirou um novo golpe no WhatsApp. Os hackers se aproveitaram de uma campanha verídica para tentar disseminar um golpe.

Segundo a PSafe, empresa de segurança digital, a falsa campanha foi desenvolvida nos mesmos moldes da verdadeira.
A diferença é que para participar da verdadeira tem se cadastrar em um site, enquanto a falsa pergunta pelo WhatsApp se você gostaria de receber uma amostra grátis

Corrente no WhatsApp promete amostra grátis da linha Nativa SPA. Imagem: Tainah Tavares  
Ao responder ‘sim, claro’, o usuário estará concedendo permissão para receber notificações futuras do hacker, que podem ser utilizadas posteriormente para realizar outros golpes.

Em seguida, os golpistas pedem que a vítima responsa a três perguntas: 
1) você já fez compras na O Boticário este ano?; 
2) Já usou o nosso site para efetuar compras?; 
3) Recomendaria O Boticário a um amigo ou membro da família?. Independentemente das respostas, o usuário é encaminhado para uma página que solicita o compartilhamento da falsa promoção com amigos no WhatsApp.

O número de pessoas que estão acessando esse golpe está aumentando significativamente nas últimas horas. Isso porque o cibercriminoso alega que a vítima deve compartilhar a suposta oportunidade com amigos até completar uma barra que representa o nível de compartilhamentos desejado”. 

Independentemente das respostas, o usuário é encaminhado para uma página que solicita o compartilhamento da falsa promoção com amigos no WhatsApp. 
A recomendação dos especialistas é que as pessoas criem o hábito de se certificarem sobre a veracidade de qualquer informação antes de compartilhá-la com seus contatos. 
Outro conselho é utilizar soluções de segurança para o celular.

Esta não é a primeira vez que a empresa de cosméticos é usada como isca. O WhatsApp é o principal meio de disseminação de golpes como este devido à enorme popularidade entre os brasileiros.
Fique alerta!

TechTudo