bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Localizada as três principais nascentes do Rio Canoinhas

Avatar photo

Nascentes do Rio Canoinhas

Segundo a Polícia Militar Ambiental de Canoinhas, o Rio Canoinhas passa pelos municípios de Monte Castelo, Major Vieira e Canoinhas, e apresenta grande importância por suas funções no abastecimento público, industrial, agropecuário e na preservação da vida aquática.

Monte Castelo é o município que tem em seu território as principais nascentes do Rio Canoinhas.

 
No dia 30 de março de 2017, a Polícia Militar Ambiental realizou uma expedição para levantamento e análise dos impactos ambientais nas principais nascentes do rio Canoinhas, que faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e afluente do rio Iguaçu.
Na fiscalização ambiental na região da localidade de Campo Alto, acesso pelo município de Santa Cecília nas proximidades da divisa entre Santa Cecília, Monte Castelo e Rio do Campo, foi localizado três principais nascentes envolvidas por reflorestamentos de vegetação exótica da espécie pinus, porém nas áreas que afloram as nascentes, são áreas úmidas (banhados) com a presença de vegetação nativa típica de regiões serranas de aproximadamente de um a dois metros de altura, sendo comum na região pela altitude e formação do solo.

O sistema de nascentes constituído pela vegetação, solo, rochas e relevo das áreas adjacentes e a montante das nascentes, devem ser preservadas. 

As nascentes quaisquer que sejam sua localização, de acordo com a lei 12.651/2012 são consideradas áreas de preservação permanente (APPs), sendo necessária a preservação de um raio de 50 metros de cada nascente. 
 A partir da Lei Federal 9605/98 ficou estabelecido que todo corpo da água, são de domínio público, isto significa que nenhum proprietário de terra é proprietário da água que brota em sua área (MAZZINI 2003).

Guarnição Ambiental empenhada, Subtenente Veiga, Subtenente Ribas, 3º Sargento Jucelino, 3º Sargento Edmilson, e Soldado Mayer, acompanhados do Julio Budant Sobrinho consultor do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas.

Que futuramente será empenhado guarnições para outras expedições e identificação de mais nascentes.


Fonte: Polícia Militar Ambiental