Reabertura do HEMOSC: onde, quando e como isso será feito?


Mesmo com a confirmação da reabertura do HEMOSC, restam algumas dúvidas acerca do assunto, como, por exemplo, o prazo e os moldes para a reinstalação.

O vereador Coronel Mário Erzinger (PR) fez requerimento solicitando que seja encaminhado ofício ao Secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, para que ocorra de fato e de direito a instalação de uma Unidade Coletora, com a instalação de uma agência transfusional no município de Canoinhas (prometida no fim da audiência pública pelo deputado Antonio Aguiar), bem como a construção de um espaço exclusivo por parte do Estado para o uso do HEMOSC, dentro de critérios técnicos e legais que envolvem este empreendimento.



O edil justificou, dizendo que “não podemos criar uma falsa expectativa de que vai reabrir de uma hora para outra.” “Entendo que não ficou muito claro onde, quando e como isso será feito”, explicou.

O edil Paulinho Basílio (PMDB) sugeriu que seja incluído no requerimento escrito por Erzinger o prazo para a reabertura e informações que deem conta de como serão realizadas as recontratações dos funcionários, além do local onde funcionará a unidade de coleta.


O vereador Paulo Glinski (PSD) frisou que a desinstalação foi uma surpresa negativa para todos e que, portanto, não havia como uma mobilização ter sido feita antes do anúncio de fechamento.
Glinski ainda deixou claro que, independentemente de partido político, todos os vereadores vão lutar pela causa até o fim.

Norma Pereira (PSDB) também falou sobre o assunto, contando que acredita que primeiramente a unidade irá reabrir imediatamente, da maneira e no mesmo local onde já funcionava, e que a agência transfusional virá na sequência.

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas