Orgulho! Bombeiros Comunitários servindo e prestando um serviço ao próximo

Na última sexta-feira (02), após 332 horas de curso, aconteceu a formatura de 35 novos Bombeiros Comunitários, que tem como interesse único, auxiliar a comunidade de forma voluntária.
A solenidade aconteceu no quartel do Corpo de Bombeiros de Canoinhas e contou com a presença de autoridades e familiares dos novos BCs, que são de Canoinhas, Três Barras e Major Vieira.

Momento do juramento do Bombeiro Comunitário: "Dedicar-me a defesa da comunidade mesmo com o risco da própria vida". Imagem: Canoinhas Online
Colocando em prática os conhecimentos

No último dia 21 de janeiro, os alunos tiveram seus conhecimentos colocados à prova no acampamento de encerramento do curso.

Depois de marchar por mais de uma hora até o local, eles foram direcionados para 5 oficinas: salvamento aquático, combate a incêndio, Atendimento Pré-Hospitalar (APH), prova de resistência (crossfit) e busca terrestre. 

Oficina de salvamento aquático.
-No salvamento aquático, foram realizados treinamentos com o emprego das técnicas de remada, de resgate de vítima e uso do life-bealt. 

-Na oficina referente a busca terrestre com simulação de uma vítima perdida em uma encosta. 
-Combate a incêndio foram feitas diversas simulação de incêndio, onde os alunos tiveram por em prática seus treinamentos. 
-Na oficina de APH - Atendimento Pré-Hospitalar foi feito um simulado com uma vítima, assim utilizando as técnicas aprendidas ao longo do curso. 

E por fim a prova de resistência foi feita em um circuito de obstáculos, que necessitou muita agilidade por parte dos alunos. 

Todas as oficinas foram feitas com o intuito de testar quesitos como resistência física e psicológica, espírito de equipe e união - todos necessários para o bom desempenho dos bombeiros no atendimento às ocorrências e desastres.

Ponto alto e emocionante da formatura foi a entrega da 'cobertura' aos novos bombeiros comunitários. Imagem: Canoinhas Online
Entenda o programa Bombeiro Comunitário

O Bombeiro Comunitário foi uma alternativa encontrada pelo Corpo de Bombeiros Militar, a partir do ano de 1998, para buscar diminuir o tempo de resposta nas ocorrências e tentar minimizar a escassez de efetivo com ajuda da comunidade. 

Os novos BCs irão tirar serviço no quartel de sua cidade. Imagem: Canoinhas Online
Ao longo do tempo, o programa foi aprimorado e hoje o estado já conta com mais de 18 mil pessoas formadas, que tanto aprenderam a adotar posturas mais preventivas, como também podem atuar voluntariamente na instituição. O serviço é prestado de acordo com disponibilidade e interesse de cada comunitário, apenas pelo gosto de estar servindo e prestando um serviço ao próximo.

Sobre os Bombeiros Comunitários

O Curso de Bombeiros Comunitários tem por objetivo capacitar cidadãos nas áreas de prevenção e para reação em sinistros de incêndios e acidentes diversos onde existam vítimas em situação de perigo, formando ainda, na comunidade, uma força organizada para reação em situações de emergência e calamidades públicas.

São considerados ativos os comunitários que prestam ao menos 24 horas de serviço por mês em algum quartel do Bombeiro Militar.

É importante esclarecer que a ampliação de atuação dos bombeiros comunitários nos quartéis não tira o espaço dos militares ativos e também não impede a abertura de concurso para mais inclusões, pois não serve para solucionar a questão do efetivo. 

É apenas a continuidade de um programa que já existe e que estreita a parceria entre o Bombeiro Militar e a comunidade. Toda a prestação de serviços é gerenciada e coordenada pelos militares.

Novos bombeiros comunitários comemoram, após o tradicional banho. Imagem: Canoinhas Online
Para se tornar um bombeiro comunitário é necessário ter mais de 18 anos,  passar por um processo de seleção e participar integralmente dos cursos de formação, oferecidos pelos bombeiros militares: Curso Básico de Atendimento de Ocorrências (CBAE) e Curso Avançado de Atendimento de Emergências (CAAE).
Para maiores informações, procure o quartel do Corpo de Bombeiros de sua cidade.

Mais fotos da formatura poderão ser vistas na página do Facebook do Canoinhas Online.