Nova gestora da Saúde de Canoinhas anuncia projetos para 2018

Assistente Social na área da Saúde há 12 anos, Zenici Dreher Herbst assumiu no dia 1º de fevereiro o comando da Secretaria de Saúde de Canoinhas e anunciou a continuidade, em 2018, do mutirão de cirurgias eletivas subsidiadas com recursos ordinários do Município. “Já sentamos com a direção do hospital para assinarmos o termo de adesão que formaliza parceria com o hospital”, afirma.

Entre os projetos a serem desenvolvidos, Zenici destaca a Saúde da mulher.
As mulheres canoinhenses podem ficar preparadas para cuidarem da saúde com mais intensidade já neste primeiro semestre do ano.

"Continuo na luta por direitos sociais e dos trabalhadores. A Saúde é direito de todos"!/Divulgação
Entre os dias 6 de abril e 29 de junho estará em Canoinhas a Unidade Móvel Saúde Sesc Mulher – a vinda do serviço é uma parceria entre o Governo do Município e o Sesc. “O objetivo é fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero. Para nós, a prevenção é a melhor maneira de trabalharmos na Saúde”, explica Zenici.

Durante este período as mulheres poderão fazer exames de mamografia e Papanicolau em uma unidade móvel do Sesc que terá equipe de médico, enfermeiro e técnico em radiologia.

No dia 21 de fevereiro enfermeiros e agentes de saúde que atuam pelo Município passarão por treinamento para poderem mobilizar a população a garantir que mais pessoas possam ser beneficiadas com a iniciativa.

Projeto Cárie Zero 

A equipe de odontologia da Secretaria de Saúde identificou alta incidência de extração e tratamento de canal em crianças canoinhenses por causa do alto índice de cáries devido à falta de orientação em higiene bucal. “Para tentar diminuir as cáries é que vamos iniciar um projeto que vai incentivar hábitos de higiene em crianças e adolescentes de seis a dois anos que estudam nas escolas municipais”, explica Zenici.

O projeto inicia em março. Serão distribuídos kits de escovação para os alunos e por meio de escovação supervisionada, bochecho com flúor e palestras os dentistas da prefeitura tentarão controlar o avanço da perda precoce dos dentes. “Vamos iniciar com mil crianças. Avaliaremos os avanços e então pretendemos ampliar para outras escolas atingindo gradativamente toda a população”, explica o prefeito Beto Passos.

A meta, em seis anos, é diminuir significativamente a perda precoce de primeiros e segundos molares permanentes e até mesmo o tratamento de canal devido às lesões com cárie. “Queremos que estas crianças e adolescentes tornem-se jovens conscientes da importância da saúde bucal o que deve gerar um cuidado maior com a saúde em geral”, afirma a secretária.

A secretaria também dará continuidade às demais ações e serviços de Saúde de forma organizada e com qualidade.