Cooperalfa inaugura moderna Unidade de Beneficiamento em Canoinhas

Na última sexta-feira (02), a Cooperalfa inaugurou a UBS -Unidade de Beneficiamento de Sementes - Semealfa em Canoinhas.

Localizada junto ao silo Aparecida, no trevo de entrada do Parque e Exposições de Canoinhas,  a Unidade de Beneficiamento de Sementes de Canoinhas possui capacidade para receber até cinco cultivares diferentes de forma simultânea e cinco máquinas de pré-limpeza com capacidade de 60 toneladas/hora cada uma, evitando filas no recebimento das sementes de soja, feijão, trigo e pastagens.

A Unidade fica às margens da BR-280, no bairro Piedade, em Canoinhas. Imagem: Canoinhas Online
O engenheiro agrônomo, coordenador de agricultura e responsável técnico, Claudiney Turmina, informou que a UBS de Canoinhas possui capacidade de beneficiamento de 20 toneladas/hora e traz o que existe de mais moderno em equipamentos e sequência de operações. Ele também falou da importância da qualidade obtida no campo e assegura que a semente é o único insumo que possui potencial produtivo. “Os demais insumos só permitem que a semente possa expressar o seu potencial produtivo”, justificou.

Vista aérea da Unidade de Beneficiamento de Sementes - Semealfa em Canoinhas/Divulgação
O encarregado da nova UBS de Canoinhas, Ederson Martiniski, salienta que a Cooperalfa também pensou na segurança e saúde dos seus colaboradores. Para isso a cooperativa investiu no que há de melhor no processo de ensaque dessas sementes tratadas, com sistema operacional totalmente automatizado. “Além do TSI, a unidade conta com sistema de sucção de pó no recebimento das moegas”, observou.

 Imagem: Canoinhas Online
Com a inauguração da nova unidade, a Cooperalfa terá um incremento de produção de sementes Semealfa de 60 mil sacas, totalizando, por ano, 300 mil sacas de soja, 120 mil sacas de trigo,15 mil de feijão e mais 5 mil sacas de sementes de pastagens.