Semana com temperatura alta e pancadas de chuva em SC

As previsões climatológicas e meteorológicas de órgãos como Epagri/Ciram, Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) projetam chuva dentro ou um pouco acima da média para o verão.

O La Niña, embora não apareça com grande força até agora, favorece a ocorrência de eventos mais extremos.

A Epagri também destaca a previsão de chuva frequente em janeiro e fevereiro, principalmente na Grande Florianópolis e Norte do Estado


Já o coordenador-geral de Operações e Modelagens do Cemaden, Marcelo Seluchi, ressalta que eventos que ocasionaram as enxurradas nesta semana são naturais e comuns — o raro é a combinação deles.

Previsão do tempo para os próximos dias

Segunda-feira 15/01

Tempo: no oeste, pancadas de chuva a qualquer momento e, nas demais regiões, a partir da tarde, estendendo-se no início da noite. Atenção para a condição de chuva forte localizada, descargas elétricas e condição de queda de granizo, especialmente do Oeste ao Planalto. No Oeste, condição de chuva mais intensa. No Litoral, a chuva ocorre de forma mais isolada nesses dias.

Temperatura: elevada em todas as regiões, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí (acima de 30ºC à tarde), com sensação de abafamento.

Vento:  fraco, com rajadas mais intensas nos momentos das pancadas de chuva.

Terça-feira 16/01

Tempo: o dia começa com sol em grande parte de SC. Aumento da nebulosidade e pancadas de chuva entre o fim da manhã e início da noite.
No Planalto Norte e Litoral Norte, tempo mais fechado e condição de chuva a qualquer momento do dia e de maior intensidade, devido a perturbações em médios níveis da atmosfera, na altura do PR.

Temperatura: elevada especialmente do oeste ao sul e mais amena no litoral e norte.

Vento: nordeste no interior e de sudeste a sul no litoral, fraco a moderado.

Quarta e quinta-feira - 17 e 18/01

Tempo: Pancadas de chuva em todas as regiões, a partir da tarde de quarta, estendendo-se durante a quinta-feira.Atenção para a condição de chuva mais intensa e melhor distribuída nesses dias, especialmente na quinta.

Temperatura: elevada com sensação de abafamento.

Vento: nordeste/noroeste, fraco a moderado.

Tendência de 19 a 28 de janeiro de 2018

Permanece a condição de pancadas de chuva no Estado, durante a tarde e início da noite, devido ao calor e alta umidade, condições típicas de verão. 
No início do período, essas chuvas devem ocorrer principalmente no interior do Estado, e de forma mais localizada e de curta duração. 

Chuva melhor distribuída no Estado, e com volumes mais elevados, são esperados para o final do período.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
Epagri/Ciram