Mais transtornos. Chuva voltou a cair com muita força em cidades de SC e do PR

A chuva voltou a cair com muita força em parte da tarde e na noite da terça-feira (16), em muitos municípios de Santa Catarina e do Paraná.

Um dos temporais mais violentos ocorreu em Gaspar onde o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais) registrou 55,6 mm em 1 hora, entre 18h20 e 19h20.

Alagamento em Gaspar. Imagem: WhatsApp
A chuva forte que caiu em Brusque, Blumenau, Joinville e Jaraguá do Sul, no Norte do estado, provocou alagamentos e deixou pessoas ilhadas.
Em Brusque, em 35 minutos foram registrados 48 mm de chuva, causando alagamentos. Além disso, houve desmoronamentos de terra nos fundos e em cima de residências.

Alagamento em Brusque. Imagem: WhatsApp

Veículo caiu em cratera, em Gaspar. Imagem: WhatsApp
Em Blumenau já choveu em sete dias na cidade o esperado para todo o mês de janeiro. A Defesa Civil colocou a cidade em alerta por causa dos deslizamentos.

Na cidade de Joinville, no norte catarinense, a chuva começou às 18h e ainda chovia forte às 21h20, conforme a Defesa Civil. Das 18h às 21h, choveu 55 milímetros.
Alagamento em Blumenau. Imagem: WhatsApp
Em Jaraguá do Sul, a chuva que caiu por volta das 18h30 causou alagamentos em vários bairros. Em alguns, a água chegou a invadir casas.

Fique atento às previsões do tempo, pois até a sexta-feira os estados de Santa Catarina e do Paraná permanecem numa situação meteorológica favorável a chuva volumosa e que pode causar mais transtornos.

Alagamento em Joinville. Imagem: WhatsApp
A situação é de alerta novamente para a previsão de mais chuva nos dois estados com risco de grandes acumulados. 

Entenda o que vai acontecer:

A circulação de ventos sobre o Brasil continua transportando ar quente e úmido da região amazônica para os estados da Região Sul. A combinação desse fluxo constante de umidade com sistemas de baixa pressão atmosférica mantém as áreas de nuvens carregadas especialmente sobre o Paraná e Santa Catarina nos próximos dias.

Os meteorologistas alertam para o retorno da chuva forte e volumosa entre terça-feira e a sexta-feira (19) que vem. O tempo segue muito abafado e as temperaturas vão continuar elevadas mesmo com a chuva forte.

Paraná e Santa Catarina terão várias pancadas de chuva nesta quarta-feira (17), com risco de chuva forte e volumosa. Há expectativa de bastante chuva para as áreas litorâneas e a Grande Curitiba.

A chuva não vai acontecer o dia todo, ocorrem alguns períodos de trégua, mas a previsão indica volumes elevados no acumulado de cinco dias, que podem resultar em alagamentos e outras ocorrências.

Fonte: Climatempo