Defesa Civil alerta para temporais em SC neste sábado

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para previsão de temporais em todas as regiões do estado entre 13h e 23h deste sábado (6). Podem ocorrer pancadas de chuva com raios, rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo isolado.

Isso por causa da aproximação de uma frente fria e o forte calor, que devem formar nuvens carregadas, conforme previsão da Epagri/Ciram.

A Defesa Civil orienta que qualquer problema deve ser comunicado ao próprio órgão, através do telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, no 193.

Importante: Se estiver na praia, não ficar no mar.
Recomendações da Defesa Civil

Em caso de alagamentos, a orientação é não entrar em contato com a água, não dirigir em locais alagados, evitar pontes que já estejam um pouco submersas e tomar cuidado com crianças próximas à água.

Para casos de raios, vento forte ou granizo, a recomendação é se proteger em local abrigado, longe de placas, árvores, postes ou objetos que possam ser arremessados. 

Se não houver abrigo, a pessoa deve se agachar com os pés junto, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos sobre as orelhas ou apoiadas nos joelhos.

Se estiver na praia, não ficar no mar. Também é importante não olhar para os raios. 

Para quem estiver em casa, a recomendação é desligar aparelhos eletrônicos, não usar o telefone e ficar longe de janelas. O banheiro de alvenaria é o melhor local da casa durante uma tempestade.

Se houver enxurrada, não ficar próximo a margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso ou pequenos vales.