Criança de três morre após ser picada por escorpião, no Paraná

Uma menina de três anos morreu, nesta terça-feira (16), depois de ser picada por um escorpião em Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná.

Segundo a Regional de Saúde de Toledo, a vítima foi levada para o hospital municipal de Assis pelo pai, na noite de segunda-feira (16), mas, como a situação piorou, acabou transferida para o Hospital Universitário de Cascavel, no mesmo dia.

Apesar do atendimento, a criança não resistiu e morreu durante a tarde desta terça-feira. O pai conseguiu capturar o escorpião, do tipo amarelo, e entregou para a Vigilância Epidemiológica do município.

O escorpião amarelo é a espécie mais venenosa encontrada no Brasil/Divulgação
O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.

Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro.  Mede até 7 cm de comprimento.  Devido aos hábitos domiciliares e à periculosidade da picada é responsável pela maioria dos acidentes escorpiônicos verificados no Brasil em região urbana.

Efeitos rápido do veneno


Vítimas de ataques de escorpião sentem os efeitos do veneno de imediato, que provoca fortes dores no local, tontura, suor e salivamento excessivo, náuseas e vômitos, além de insuficiência cardíaca e respiratória, com risco de morte.

Em caso de picada, a pessoa deve ser levada para atendimento médico o mais rápido possível.