Vereadores mirins de Canoinhas realizam última sessão do ano

A vereadora mirim Nathália Pereira parabenizou a Escola Básica Municipal Presidente Castelo Branco pela participação em atividades culturais no último mês.
Nathália também cumprimentou a direção da escola e as estudantes que participaram do desfile de abertura do “Natal da Paz”, realizado no dia 24 de novembro.

Vereadores mirins conhecem cursos do SENAI


Os vereadores mirins tiveram a oportunidade de conhecer os cursos do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na sessão de quarta-feira (29).

Divulgação
A convite da Câmara, o professor Jefferson Dubena fez uso da tribuna para informar os estudantes sobre o funcionamento da instituição. O SENAI trabalha com cursos de níveis variados direcionados à indústria, oferecendo qualificação profissional para jovens a partir dos 14 anos. 

Segundo Dubena, a instituição trabalha com cursos em que há possibilidade de emprego na região. “Antes de criar um curso, o SENAI pensa na situação atual do município e vê que curso tem empregabilidade. Não adianta fazermos um curso fantástico que não vai ter emprego na região”, afirmou.

Podem ingressar no curso de aprendizagem jovens entre 14 e 24 anos, tendo prioridade os estudantes de até 18 anos. 

Sudoski parabeniza vereadores mirins por primeiro semestre de trabalho
O presidente da Câmara, Wilmar Sudoski (PSD), fez uso da tribuna na sessão desta quarta-feira, 29, para parabenizar os vereadores mirins pelo primeiro semestre de trabalhos. 

Com início em 2017, os estudantes participaram do processo eleitoral e realizaram quatro sessões ordinárias mensais. Devido ao início das férias escolares, a sessão de novembro foi a última do ano para os alunos. 
A Câmara Mirim retorna em fevereiro e segue o mandato até junho, quando se encerra a atual legislatura e novos vereadores mirins passam a ocupar o plenário.

Divulgação
Idealizador do programa, o presidente parabenizou a equipe e lhes desejou sucesso nos próximos meses de legislatura.

O chefe de gabinete Willian Godoy também cumprimentou os vereadores mirins pelo trabalho realizado no primeiro semestre do programa. Segundo Godoy, foram realizadas 35 indicações e 12 requerimentos nos últimos quatro meses, os quais reivindicaram melhorias nas escolas e comunidade geral do município.

Vereadores mirins indicam melhorias em espaços públicos

Os vereadores mirins utilizaram as indicações para solicitar melhorias em espaços públicos do município. 
O estudante Rafael de Lima relatou que o bairro Alto da Tijuca é o único no município que não possui uma área de lazer. Por este motivo, o vereador mirim pediu pela implantação de uma praça no local.

A presidente Brenda Komochena indicou melhorias na iluminação da praça Oswaldo de Oliveira. Para ela, a mudança implica em mais segurança e mais atratividade turística no ponto.

A vereadora mirim Nathália Pereira solicitou a limpeza de terreno baldio próximo ao Centro de Educação Infantil (CEI) Rodolfo Linzmeier. Segundo ela, o local encontra-se ao lado do parquinho do CEI e pode apresentar riscos às crianças e funcionários, devido à proliferação de animais peçonhentos.

Brenda e Aline propõem sugestões na gestão escolar

As vereadoras mirins Brenda Komochena e Aline Padilha realizaram indicações propondo sugestões na gestão das escolas municipais.
A presidente Brenda indicou que as secretarias das escolas sejam as responsáveis por determinar a possibilidade de divulgação de serviços externos aos alunos. 

Segundo ela, empresas privadas que realizam publicidade de seus produtos e serviços nas escolas muitas vezes interrompem atividades importantes dos estudantes, prejudicando o ensino. 

Por este motivo, Brenda acredita que a decisão deve caber à direção da escola, que irá avaliar as turmas que podem receber a divulgação no momento da procura.

A vereadora mirim Aline Padilha sugeriu a formação de comissões compostas por alunos para acompanhar o preparo da alimentação escolar. Para ela, como os estudantes são os principais consumidores dos alimentos servidos, seria importante conhecer o preparo das refeições.

Vereadoras mirins solicitam reparos em escolas municipais

Como representantes de escolas municipais de Canoinhas, os vereadores mirins trazem demandas dos colégios para a sessão de indicações da Câmara. 
As vereadoras mirins Milena Guesser, Serena Leitemberg e Jamile Muhlmann solicitaram reparos em suas escolas.

Milena Guesser solicitou que o poder executivo analise a possibilidade de construiu arquibancadas na área de esportes da Escola Básica Municipal (EBM) José Grosskopf. 

Após o ginásio da EBM José Grosskopf receber legalmente o nome do empresário “Osmar Angelo Negosek”, a vereadora mirim Serena Leitemberg solicitou que seja instalada uma placa de identificação no espaço. A estudante ainda sugeriu que os banheiros do ginásio, que estão em desuso, sejam transformados em uma sala de projetos.

A vereadora mirim Jamile Muhlmann pediu para que as portas de acesso às salas de aula da EBM Maria Lovatel Pires sejam substituídas, bem como os quadros negros. 
Segundo a estudante, por serem pintados na parede, os quadros apresentam grande nível de umidade, o que impede que os professores escrevam neles. 

Assessoria