PA de Canoinhas conta com novo equipamento para atender emergências

A Unidade de Pronto Atendimento de Canoinhas (UPA) recebeu na semana passada um equipamento importantíssimo para salvar vidas de pacientes que chegam à unidade em estado crítico.

Com investimento de cerca de R$12 mil , foi adquirido um ventilador pulmonar portátil que ajudará médicos e profissionais a agirem de forma mais rápida em momentos de emergência.
Unidade de Pronto Atendimento de Canoinhas
Segundo a coordenadora da UPA, Jaqueline dos Santos Chagas, “este equipamento é um grande avanço para unidade, pois enquanto o paciente estiver entubado e necessitando de suporte ventilatório, podemos nos deslocar com ele não havendo alterações em seu padrão ventilatório, realizando exames dentro da unidade (como o raio-x), e fora da unidade (como a tomografia), sendo usado também para casos de internamentos na UTI do HSCC”.

Divulgação
A ventilação é um suporte avançado necessário para a manutenção da vida dos pacientes em insuficiência respiratória.

Segundo a secretária de Saúde, Alexandra Iglikowski, o desgaste da equipe que trabalha na UPA irá diminuir. Antes era necessário um profissional para realizar somente esta função, com o ressuscitador manual.
“Agora esta máquina que realizará esta função perfeitamente de acordo com a necessidade fisiológica de cada paciente”, comenta.