Ocorrências policiais do feriadão de Natal em Canoinhas

Dentre as centenas de ligações ao 190, e as mais de 100 ocorrências registradas junto ao sistema de despacho de emergências da polícia militar de Canoinhas neste feriado de Natal, destaca-se as seguintes ocorrências:

Motociclista em atitude suspeita é autuado por várias irregularidades

Na noite do dia 22, por volta das 23h, a guarnição realizava rondas no bairro Boa Vista quando avistou a motocicleta HONDA/CG TITAN em atitude suspeita.
Efetuada a abordagem e identificado  o condutor, foi oferecido teste do etilômetro, o qual foi recusado.
Diante dos fatos foi lavrado o Auto de Infração de Trânsito, pela recusa, bem como pelo condutor não estar portando a CNH, outro por estar conduzindo de chinelo e por estar conduzindo com capacete de viseira escura no período noturno. A motocicleta foi liberada para condutor habilitado.


Motoristas autuados na madrugada do dia 24

No centro da cidade de Canoinhas, policiais militares em rondas abordaram o veículo VW/GOL e  constatou-se que o condutor não era habilitado a conduzir veículos automotores. Foi oferecido teste do etilômetro, que foi recusado. Então, foram realizadas as medidas administrativas cabíveis sendo também o veículo recolhido ao pátio conveniado, pois estava com o licenciamento atrasado.

Ainda na mesma madrugada, também no centro da cidade, outro condutor apresentava visíveis sinais de embriaguez ao dirigir seu veículo Volkswagen VW/GOL placas de Canoinhas, sendo que, o mesmo recusou-se a realizar o teste de alcoolemia.

Diante dos fatos foi confeccionado, a devida recusa em realizar teste, Auto de Infração de Trânsito. Foi constatado durante a averiguação que seu veículo apresentava defeito equipamento obrigatório (pneu careca) sendo então recolhido ao pátio conveniado.
Ressalta-se que durante o turno de serviço da guarnição, o referido abordado esteve envolvido em mais duas ocorrências onde segundo relatos o mesmo portava um facão e ameaçava as pessoas em frente a danceterias da cidade.

Violência doméstica 

No dia 25, em Três Barras, a PM atendeu ocorrência de Violência doméstica (Lei Maria da Penha) em que o autor também estava conduzindo veículo com a capacidade psicomotora alterada, em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa (Embriaguez ao volante).

No local conversado com as vítimas que relataram agressões e que o autor se evadiu logo em seguida com seu veículo, o qual foi localizado logo depois, sendo que o mesmo estava com sua CNH suspensa, e conduzindo veículo automotor sob a influência de álcool.
Ambos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil para providências cabíveis.

Criança engasgada é salva pelas orientações da central de emergências - 190

Na tarde do dia 26, um pai angustiado ligou no 190 relatando que seu filho de apenas dois anos encontrava-se engasgado, sem conseguir respirar e ele já havia tentado desengasgar de várias maneiras, mas que nada tinha dado certo.

O pai foi orientado pela Sgt Sandra Piechontcoski quanto aos procedimentos corretos a serem adotados, e apesar do nervosismo que esse momento traz, a criança desengasgou, e verificou-se que era uma peça de um brinquedo que causou o engasgamento. 
O Corpo De Bombeiros Militar foi acionado para garantir a plena recuperação do garoto.

Lesão corporal leve e ameaças no bairro Campo d’Água Verde


Ocorrência policial tipificada pelos arts. 129 e 147 do Código Penal (Lesão corporal e Ameaça), onde
a guarnição foi acionada a comparecer ao bairro Campo d’Água Verde, para averiguar uma possível situação de agressão. 

No local os policiais militares conversaram com a solicitante, a qual relatou que nos últimos dias vinha se desentendendo com sua vizinha e que hoje ela veio a agredir sua filha ameaçando ambas. Tal informação foi confirmada após conversa com a suposta autora, onde esta relatou ter agredido com um pedaço de "pau" a menor, pois a vítima de agressão e sua mãe estavam lhe "xingando". 

Após tais informações foi indagado a mãe da menor se esta manifestaria o direito de representação por si e sua filha, sendo respondido positivamente. Ofertado o benefício da Lei 9.099/95 a autora que se comprometeu a comparecer em juízo para esclarecimentos acerca dos fatos.

Dessa forma fora acionado o Conselho Tutelar que compareceu no local, sendo também lavrado o Termo Circunstanciado, onde todos os atos foram acompanhados pela conselheira. A adolescente apresentava lesão leve no braço direito.

Policia Militar cumpre mandado de prisão

Na madrugado do dia 27, a guarnição policial em rondas na rua Vidal Ramos avistou o veículo GM/Montana de Três Barras/SC. Em consulta ao sistema, constatou-se que o proprietário do veículo possuía mandado de prisão ativo. 

Foi realizada a abordagem e identificado o condutor, confirmando a informação de que este tinha pendências com a justiça.
O mesmo foi conduzido diretamente para a Unidade Prisional Avançada de Canoinhas.
O outro passageiro e o veículo não possuíam nenhuma restrição e foram liberados no local.

Policiais Militares ajudam o Papai Noel a espalhar alegria!


Entre as várias ações da Polícia Militar, as que trazem maior satisfação aos policiais é poder ajudar o próximo. 
Muitas ações beneficentes foram auxiliadas pelas guarnições em serviço, como a distribuição de presentes, a segurança de eventos em praças e ruas e também o policiamento ostensivo especialmente voltado às áreas de maior movimentação na compra dos presentes de natal. 


Dentre essas ações destacam-se imagens dos integrantes da ROCAM e Rádio Patrulha auxiliando a entrega de presentes nos bairros de Canoinhas.

O comando, oficiais e praças do 3º Batalhão de Polícia Militar – Canoinhas, desejam a todos Boas Festas, um próspero Ano Novo e que você e sua família sintam o verdadeiro significado da Paz em seus lares.