Hospital de Santa Catarina participa de pesquisa inédita sobre câncer

Santa Catarina participa de uma pesquisa inédita sobre câncer. O tratamento está em teste no Hospital São José em Criciúma.
Por enquanto, duas pessoas estão participando da pesquisa, mas o hospital precisa de pelo menos mais duas. Pacientes de qualquer lugar do estado podem se candidatar.

"O protocolo está aberto há dois meses e o paciente tem que se encaminhado pelo seu médico que acredite que ele se encaixe no perfil do protocolo e o paciente é avaliado pelo médico responsável pelo estudo", explica a coordenadora do Centro de Pesquisas do HSJ, Danusa de Castro Damásio.

Paciente que participa da pesquisa inédita. Imagem: Reprodução/NSC TV)
As pessoas que estão participando da pesquisa, além do tratamento convencional, aceitaram participar dos testes de um laboratório para um novo medicamento.

Esse medicamento já é registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aprovado para o tratamento de câncer de pulmão e câncer de pele.

O Hospital São José é o único do estado que participa da pesquisa para testar se esse tipo de medicação. O medicamento funciona como uma imunoterapia que estimula o sistema de defesa a combater as células do câncer.

As cápsulas vem do laboratório fabricante, são distribuídas aos pacientes e o centro de pesquisas do hospital manda os resultados para a análise do laboratório que coordena os testes de caráter científico. Vão ser no mínimo dois anos de estudo.