Cidade do Paraná terá queima de fogos silenciosa no Réveillon para poupar animais

A Festa da Virada em Ponta Grossa, no Paraná,  terá queima de fogos silenciosa no Parque Ambiental. Segundo a prefeitura, a intenção é poupar os animais do barulho a partir da meia-noite de domingo (31).

Ainda conforme a prefeitura, a queima de fogos silenciosa é patrocinada pela iniciativa privada.
A demanda por fogos de artifício sem som têm aumentado em todo o país e é uma tendência que deve ser seguida por outras prefeituras.

Exemplo a ser seguido

A cidade de Campos do Jordão, em São Paulo, também terá queima silenciosa. A novidade atende à Lei Municipal sancionada neste ano, que proíbe a queima de fogos com estampidos na cidade. 
A medida vale também para particulares. O não cumprimento da Lei acarretará multa que varia de R$ 952,66 para pessoas físicas, até R$ 2.256,30 para empresas.

O objetivo da Lei é respeitar crianças, idosos e evitar danos aos animais, sensíveis aos ruídos causados pelos fogos de artifício tradicionais. Os danos por conta do barulho atingem tanto animais domésticos quanto os silvestres. Os pássaros, por exemplo, estão entre os mais atingidos.


Dicas

-Evite deixar o animal sozinho. De preferência, fique com ele em um local fechado para diminuir os ruídos externos;

-Permita que o animal se esconda em um local onde se sinta seguro, mas fique de olho para evitar que ele se machuque;

-Aja normalmente durante a queima de fogos para não reforçar a sensação de que algo estranho está acontecendo;

-Ligue a TV ou o rádio, barulhos familiares ajudam o animal a se acalmar;

-Evite ficar agradando ou pegar o animal no colo, pois essas atitudes só intensificam o medo;

-O ideal é não deixar os animais sozinhos durante a queima de fogos, porém, caso seja inevitável, mantenha portas e janelas fechadas para abafar os ruídos externos. Deixe um som ambiente. Retire objetos de decoração que possam machucar o pet e não o prenda com coleiras ou guias;

-Caso o animal fique muito estressado durante os fogos, o tutor pode procurar um médico veterinário para indicar uma medicação para controlar a ansiedade.