Chuva, emoção e lágrimas na formatura de 30 policiais militares em Canoinhas

Uma sexta-feira chuvosa marcou uma belíssima solenidade na sede do 3º Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas: a formatura do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2017.

Os novos PMs participaram do concurso público em 2015, iniciaram o curso de formação em 03 maio de 2017 e concluíram em 06 de dezembro.

Em muitos momentos, a chuva misturou-se às lágrimas, tamanha a emoção do momento/Divulgação
Foram 1.309 horas/aula, distribuídas em três módulos e estágio operacional. Os estudos teóricos foram sobre direito penal, legislação, trânsito, ética e cidadania. Na parte prática, o treinamento compreendeu técnicas de policiamento ostensivo, uso de armas, defesa pessoal e participação em operações policiais.



A solenidade aconteceu no último dia 15 e contou com a presença do Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Ten. Cel. João Marcos Dabrowski de Araújo, demais autoridades, civis, militares, policiais militares da ativa e da reserva remunerada, representantes da imprensa, familiares e convidados dos formandos.

Um momento especial e simbólico, em que os 30 alunos do CFSd 2017, do 3º BPM, devidamente preparados para o cumprimento de inúmeras missões, no campo da polícia ostensiva e da preservação da ordem pública, passarão a integrar as fileiras da corporação.


Com o objetivo de premiar o esforço e dedicação daqueles que se destacaram no decorrer do curso, foram premiados:

Alessandro Luis Moretti - primeiro colocado como melhor atirador combatente
Adilson Gilberto de Lima - primeiro colocado como melhor combatente em aptidão física
Maicon Fuchs - destaque no Exercício de Adestramento Policial Militar (Exapom)

O soldado Alessandro Luis Moretti também foi o primeiro colocado do curso de formação de soldados 2017 do 3° BPM, com média 9,63.
Após a premiação os formandos prestaram o juramento perante o Pavilhão Nacional, símbolo máximo da Nação Brasileira.

Como o último ato, os novos soldados bradaram o grito de guerra, concluindo desta forma o curso de formação de soldados.