Formatura do Fogo entrega o fardamento para 30 alunos soldados de Canoinhas


Na última sexta-feira (17), aconteceu a  Formatura do Fogo do Curso de Formação de Soldados 2017 do 3º Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas.

A formatura do fogo, nome dado à solenidade em virtude do acendimento de tochas, tem como característica o ambiente noturno e é destinada à apresentação dos novos alunos com seus uniformes.


Pela primeira vez os alunos soldados estão usando a farda da Polícia Militar, para tanto, devem honrá-la em todas as circunstâncias e ter o maior orgulho em envergar o cáqui.

A solenidade aconteceu no ginásio de esportes da Escola Sagrado Coração de Jesus e contou com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Paulo Henrique Hemm, autoridades civis e militares, policiais militares da ativa e da reserva remunerada, familiares dos alunos soldados, a Banda Musical Novos Talentos, imprensa e demais convidados que abrilhantaram o evento.


 “O fogo simboliza a iluminação, o acalento, a proteção e a própria vida. A farda é o marco, o referencial, a identificação, a Segurança. 
Hoje os senhores e senhoras estão recebendo o uniforme, e, em breve (menos de um mês), nossa torcida e desejo é que todos vocês estarão na formatura de conclusão do curso de formação de soldados, outra data que, como a de hoje, tenho certeza que lembrarão como um dia inesquecível, com suas madrinhas e padrinhos e demais convidados, concluindo o Curso de Formação de Soldados,”discursou o  Ten. Cel. João Marcos Dabrowski de Araújo, Comandante do 3º BPM.
O final da solenidade foi marcada pela emoção de todos, principalmente dos alunos que usavam a farda da Polícia Militar de Santa Catarina pela primeira vez.