Atenção beneficiários do BCP com 65 anos ou mais de Canoinhas e Três Barras


Idosos que recebem ou vão requerer o Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm até o dia 31 deste ano para se inscrever ou atualizar informações junto ao Cadastro Único.

O benefício é destinado a idosos com 65 anos ou mais que não têm direito à previdência social e a pessoas com deficiência que não podem trabalhar e levar uma vida independente.

Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito a ele. No entanto, este benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.


A gestão do BPC é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), que é responsável pela implementação, coordenação, regulação, financiamento, monitoramento e avaliação do benefício. A operacionalização é realizada pelo INSS.

Os beneficiários do BPC também recebem descontos nas tarifas de energia elétrica, pela Tarifa Social de Energia.

Informe-se no CRAS: o cidadão pode procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da sua residência para esclarecer dúvidas sobre os critérios do benefício e sobre sua renda familiar, além de receber orientação sobre o preenchimento dos formulários necessários.

Três Barras

Para se cadastrar, o responsável pela família do idoso deve procurar o Posto do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, que funciona junto ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), situado a Avenida Abrahão Mussi em anexo a Escola João Pacheco de Miranda Lima (CAIC), no distrito de São Cristóvão.

Outro ponto de cadastramento é a secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, situada a Avenida Rigesa n°240, no centro da cidade.
Informações adicionais: através dos fones (47) 3623-4181/ 3623-5292 ou pelo e-mail vigilanciasocial@tresbarras.sc.gov.br

Canoinhas

Para se cadastrar, o responsável pela família do idoso deve procurar a Secretaria de Assistência Social situada a Rua 3 de Maio, ao lado Câmara de Vereadores de Canoinhas ou uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS. 

Fora a documentação do beneficiário, no ato de inscrição é também imprescindível a apresentação do CPF de todas as pessoas que residem na mesma casa que o idoso.
Que não o fizer a atualização até dia 31 de dezembro terá o benefício suspenso pelo Governo Federal.