Antigo PA agora é Centro Médico do Hospital Santa Cruz de Canoinhas

Na tarde desta quarta-feira (29), foi inaugurado o novo Centro Médico de Canoinhas.
Ele funcionará nas antigas instalações do Pronto Atendimento - PA. O local passou por uma reforma e conta com três salas para atendimento médico e uma para procedimentos.

O diretor administrativo do HSCC, Derby Fontana Neto, informou que as salas serão alugadas e os recursos provenientes serão para auxiliar o hospital, pois somente a dependência do poder público ( governo federal, estadual, municipal) e  a ajuda da comunidade ainda é pouco para cobrir todas as despesas.

Centro médico atenderá a pacientes particulares com custo reduzido.
Segundo Derby, os profissionais que ali trabalharem, poderão utilizar o Centro de Diagnóstico por Imagem do hospital. O objetivo do Centro é aliviar um pouco a pressão que existe na atenção básica quando a demanda for muito alta.

De acordo com o diretor do HSCC, Artur Burgardt, o novo centro vai atender a alguns objetivos do hospital e da comunidade. Quanto a reforma das instalações, esta teve a colaboração da Cia de Papel Canoinhas,  da Med Prev e do próprio hospital.



O Centro Médico irá atender pacientes particulares com valores reduzidos para consultas e exames.
O prefeito Beto Passos lembrou a crise da saúde afeta todo o país. Das emendas parlamentares prometidas para ajudar o hospital, cerca de R$ 3,5 milhões, talvez nem a metade desse valor realmente chegue.

Quanto a saúde de Canoinhas, Passos informou que, em levantamento recente, descobriu-se que desde 2010 há cerca de 4.497 exames represados no município, talvez muitas destas pessoas que esperavam pelos exames, nem estejam mais aqui.
A respeito da verba mensal destinada ao HSCCruz, que neste ano ainda não foi paga nenhuma, Passos diz que o próprio governador garantiu que nas próximas semanas, pelo menos sete delas serão pagas.