Alerta laranja para tempestades no três estados do sul nesta sexta e sábado

O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - publicou aviso iniciando em 17/11/2017 00h00.
Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Áreas de alerta: Planalto Norte Catarinense, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense.


Orientações

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


O que significa o estado de alerta

O alerta como comunicação indica que poderá vir a existir ou existe situação de emergência e envolve o processo de acompanhamento da situação.
É graduado em 4 estados de alerta (Azul, Amarelo, Laranja e Vermelho).

Estado de Alerta Azul

Corresponde a situação normal em que não se regista qualquer fato indicador de risco. O acompanhamento é de rotina.

Estado Alerta Amarelo
Quando a situação de risco apresenta probabilidades de ser afetada por fatores de origem natural (por exemplo situação meteorológica adversa) ou tecnológica, exigindo a adoção de um grau de acompanhamento mais apertado. 

Estado Alerta Laranja (pré-emergência)
Quando a situação configura pré-emergência, com risco de ocorrência de acidente grave, tornando previsível a necessidade de intervenção parcial ou geral dos meios municipais. 

Estado Alerta Vermelho (emergência)
Deve ser afixado, com ativação imediata da Defesa Civil e órgão de apoio, quando a situação de risco está a ser afetada por ocorrência catastrófica que se torne necessário o empenho de todos os meios municipais para acompanhamento da situação. 

A Defesa Civil envia alertas por SMS para os telefones cadastrados.
Cadastre seu número, gratuitamente, e receba também os alertas em seu celular.