Agora é oficial: Samu e Corpo de Bombeiros de SC estão integrados

Na segunda-feira (30), as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Segurança Pública (SSP) assinaram o termo de Cooperação Técnica para compartilhamento da gestão do atendimento pré-hospitalar em Santa Catarina. 

Essa assinatura é para oficializar a integração dos serviços de atendimento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Algumas mudanças já iniciaram, mas o sistema deverá estar totalmente integrado em maio de 2018.

Todas as instituições que prestam o serviço de atendimento pré-hospitalar do estado atuarão de maneira integrada em prol da otimização de recursos e melhoria da qualidade dos atendimentos. 

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuará em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)/
Santa Catarina passa a ser o primeiro estado brasileiro a ter um modelo integrado e único no serviço pré-hospitalar de emergência.

O secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, parabenizou a todos os envolvidos. “Esse acordo assinado hoje servirá para dar o mais rápido socorro e adequado atendimento de saúde aos catarinenses”, comemorou Caropreso.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Onir Mocellin, mencionou a importância da integração do serviço de atendimento pré-hospitalar como um modelo construído a muitas mãos. 

“Todos os gestores e profissionais que fazem o serviço no estado foram ouvidos, e, assim, resultou em um modelo único e inovador”, disse o comandante-geral.