Adolescente de 15 anos é morto pela PM, em Navegantes


O adolescente Gabriel do Carmo Moreira, de 15 anos foi morto pela Polícia Militar em atendimento a uma ocorrência de briga familiar em Navegantes, no Litoral Norte de SC.
O menor de idade, que estaria armado com uma faca e ameaçando o pai, levou três tiros.

O caso aconteceu na tarde de sexta-feira (17). A PM foi chamada para atender uma ocorrência de atrito verbal entre familiares.
Já no local, na rua em frente a residência da família, no bairro Gravatá, o adolescente não obedeceu a ordem para que largasse a arma branca que portava, (uma faca de cozinha) e investiu contra um dos agentes.

Em nota divulgada à imprensa, o comandante do 25º BPM de Navegantes, Major PM Evandro Fior da Cruz, diz que:

" De posse da faca o jovem investiu contra a vida de um dos policiais. Este, obedecendo os protocolos de uso progressivo da força, fez disparos de elastômero (munição menos letal, de borracha), porém sem sucesso na contenção da agressão contra o policial."


Imagem do local/Diarinho
"Restou, portanto, o emprego de disparos com munição letal. Todas as medidas referentes ao socorro da vítima foram tomadas."

A nota ainda diz que "O uso da força letal é o último recurso a ser adotado e decorre sempre diante de situações de grave ameaça a vida do policial ou de terceiros."

O adolescente foi atingido por três tiros, dois próximos à cabeça e um no peito.
Será feita perícia para averiguar se o rapaz foi baleado em mais alguma parte do corpo e quantos disparos foram feitos pelos policiais.

Conforme a PM, o menor de idade não aparentava estar bêbado ou sob o efeito de alguma droga, mas apresentava sinais de agressividade.
Vizinhos contaram que Gabriel sofria de crises de epilepsia e tomava medicamentos para controlar as convulsões.
O crime teve várias testemunhas. Todas relataram o despreparo da Polícia Militar em lidar com a situação.

O comando irá instaurar inquérito policial militar para apurar a conduta dos dois policiais envolvidos no caso e ouvir as testemunhas.
Fonte: Diarinho e G1/SC