Você já visitou o Museu Histórico de Canoinhas?

Muito mais do que o retrato de Canoinhas, o Museu Histórico Orty de Magalhães Machado é local para refletir sobre o futuro do Município que buscamos, sob a luz da história que vivemos até aqui.
Fundado em 28 de outubro de 1988 e reaberto no início deste ano, o museu – que fica no prédio da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer – é uma das atrações de Canoinhas.

Aberto de segunda sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, o Orty de Magalhães Machado possui 500 peças incorporadas ao acervo por meio de doações.

Museu Histórico Orty de Magalhães Machado  - Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer
Museu Histórico Orty de Magalhães Machado/Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer
O visitante poderá contemplar cinco salas temáticas diferentes. A visita inicia pela sala de jantar do jornalista Albino Budandt, fundador do jornal Barriga Verde. No espaço é possível ver a primeira edição do periódico.

O segundo ambiente – das máquinas e velharias – guarda peças interessantes que foram usadas pelo comércio e por canoinhenses há décadas. Inclusive uma central telefônica nos anos 70-80.

A sala do médico Oswaldo de Oliveira é uma das mais interessantes. Oliveira foi o primeiro médico de Canoinhas. No local é possível ver uma incubadora usada na década de 90, mesa ginecológica, geladeira de madeira e outras peças que suscitam a curiosidade.

O terceiro ambiente é musical. Há pianos e um rádio de 1935 que ainda funciona. Se o visitante quiser, o guia e historiador Leonardo Estauski Tanaka toca belas canções! Na quarta sala há carteiras escolares da década de 50 e inúmeras fotografias que são projetadas por aparelhos antigos.

As visitas podem ser supervisionadas pelo historiador que faz relatos sobre cada ambiente (para escolas é necessário agendamento). 

“Visitar o museu é uma forma de preservar a cultura. Aqui desenvolve-se o senso crítico humanitário onde preservamos a legítima história de Canoinhas”, destaca Leonardo.
Na parte externa do museu ainda é possível contemplar um protótipo de barbaquá e uma gasoseira. Além do Orty de Magalhães Machado, visitas supervisionadas podem ser feitas ao arquivo histórico do Município que possui mais de cinco mil fotos e exemplares de jornais e documentos de 1911 da Comarca.

Serviço:
Museu Histórico Orty de Magalhães Machado
Horário de visitação: 8h as 12h e das 13h às 17h
Endereço: Rua Vidal Ramos, 632
Canoinhas - Santa Catarina