Telma sugere criação de Unidade de Atendimento de Urgência e Emergência para Planos de Saúde

A vereadora Telma Bley (PMDB) voltou a falar a respeito da possível criação de uma Unidade de Atendimento de Urgência e Emergência para os usuários de planos de saúde.
Segundo a vereadora, o serviço poderia gerar receitas para o Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) e também abriria a possibilidade de oferecer um atendimento médico particular de emergência. 

O assunto já foi debatido recentemente na casa, quando Telma relatou que, apesar de pagarem pelo serviço, os usuários dos planos privados de saúde não recebem o serviço que contratam no município. 

Divulgação
Em sua fala, Telma destacou que os planos de saúde costumam oferecer em seus contratos os serviços de urgência e emergência 24h, o que não ocorre no município, tendo em vista que o único atendimento do tipo é oferecido na Unidade de Pronto Atendimento municipal. 

Ao mesmo tempo, a vereadora explica que o serviço público não pode prestar atendimento em caráter particular. 

Com isto, a vereadora alega que, além de os planos não oferecerem os serviços na sua totalidade, o atendimento do Serviço Único de Saúde fica sobrecarregado devido à grande demanda de usuários. “Está na hora dos planos privados começarem a contribuir [...] porque só com o dinheiro do Ministério da Saúde não é o suficiente para arcar com as despesas”, afirmou. 

Telma também acredita que a receita gerada poderá auxiliar o HSCC a arcar com suas despesas que, hoje, são deficitárias. “Com isso, nós estaremos ajudando o nosso hospital que já vive num déficit muito grande”, afirmou. 

A vereadora Zenici Dreher (PR) sugeriu o envio da indicação aos gestores dos planos privados e à diretoria e conselho deliberativo do HSCC, de modo a estender o debate sobre o tema. “Eu penso que deve ser visto também com os serviços que estão envolvidos”, afirmou.


Requerimento 443/2017 - 

Telma Bley e Zenici Dreher solicitam ao Prefeito Municipal, Beto Passos, à Senhora Alexandra Lavina Iglikowski, Secretária de Saúde, ao Senhor Artur Burgardt, Presidente do Hospital Santa Cruz, ao senhor Derby Fontana, Diretor do Hospital Santa Cruz, ao Dr. Ricardo Alexandre Manteuffel, Presidente da UNIMED Canoinhas, ao senhor Amauri Wiliczinski, Gestor do Plano AGEMED, à senhora Eva Eliane Odovane Emery, Coordenadora do Plano SC Saúde, para que seja averiguada a seguinte situação, a qual já esteve em discussão em exercícios anteriores:

"Da necessidade do Hospital Santa Cruz de Canoinhas estar articulando junto aos Planos Privados de Saúde, a instalação de uma Unidade de Atendimento de Urgência & Emergência no setor onde era o antigo Pronto Atendimento Municipal, uma vez que este novo serviço estaria gerando receitas para o referido hospital, abrindo também a possibilidade de atendimento médico particular, conforme muitos cidadãos estão sugerindo".