Receba alertas da Defesa Civil gratuitamente via SMS

A partir de segunda-feira (16), inicia a segunda etapa do serviço de notificação de emergência via SMS (mensagem de texto) da Defesa Civil.
O Estado de Santa Catarina foi pioneiro no serviço quando começou com os testes para 20 municípios, em fevereiro deste ano. Agora, todas as cidades serão abrangidas pelo sistema. 

De acordo com a Defesa Civil, as mensagens serão enviadas em casos de alertas de mudanças bruscas, que possam vir a causar prejuízos, como tempestades, chuvas de granizo e ventos fortes.


Os alertas devem ser emitidos no mínimo 15 minutos antes de o evento climático acontecer.
A ideia é que os moradores possam ter tempo para se prevenir. As pessoas vão receber alerta que, por exemplo, na área onde elas moram vai ter uma chuva de granizo.

Na semana que vem inicia a campanha para a adesão ao serviço. O cadastro continua da mesma forma do projeto piloto.

Ao receber a mensagem de texto convite, o cidadão responde somente com o CEP (com ou sem hífen ou espaço) para o número 40199. 
Mesmo sem receber o convite, o cidadão pode fazer o cadastro quando desejar. Ainda, o serviço permite cadastrar mais de um CEP (um por SMS) para ser monitorado pela Defesa Civil.



Além de Santa Catarina, o Paraná também entra nesta fase. A Defesa Civil do Paraná vai passar a enviar mensagens de texto para moradores das 399 cidades do estado.

O serviço vai sendo ampliado pelo Brasil a partir do cronograma proposto pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad):

-São Paulo (a partir de 16 de novembro), 
-Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo (a partir de 18 de dezembro), -Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás (a partir de 15 de janeiro de 2018), ---Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima (a partir de 19 de fevereiro de 2018).

O trabalho é realizado pelas Defesas Civis Estaduais, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, Sinditelebrasil, Anatel e ABR Telecom.

COMO FAZER O CADASTRO


Para receber notificações de emergência basta cadastrar o CEP que deseja ser monitorado. 
Envie um SMS com o CEP (com ou sem hífen ou espaço) para 40199. Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. 
Para incluir novo CEP, basta repetir o procedimento.

CANCELAR

Caso queira cancelar o cadastro de um CEP específico, basta enviar a mensagem "sair" seguida do CEP (com ou sem hífen) que deseja cancelar.

Caso ele envie a mensagem "sair" e não informe o CEP, o sistema irá alterar o status de todos os registros contidos na Base de Dados de Emergência do usuário correspondente para "cancelado".

AJUDA

Para obter a lista de comandos a população poderá enviar a palavra ajuda ou uma mensagem inválida para número do sistema.

O sistema retornará a lista dos comandos (CADASTRAR, CONSULTAR e SAIR CEP), com a seguinte mensagem:

"Para cadastro envie o numero do CEP para 40199. Para cancelamento envie SAIR e o CEP para 40199. Para consultar CEP cadastrado envie CONSULTAR para 40199"