Prefeitura diz que as novas lombadas instaladas em Canoinhas estão dentro dos padrões

A Administração Municipal esclarece que as lombadas instaladas na última semana em Canoinhas estão de acordo com a resolução nº 600 de 24 de maio de 2016 do Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran.

Especificamente sobre a lombada da rua Coronel Albuquerque, a prefeitura informa que , atendendo à solicitação do Detracan, houve necessidade de aumentar a espessura da ondulação transversal já existente.

Mediação realizada na lombada instalada na rua Cel. Albuquerque/ Divulgação

Isso foi necessário para que os carros passem por ela reduzindo pontualmente a velocidade máxima para 20 km/h, pois anteriormente isso não estava ocorrendo dificultando a passagem de quem descia pela Álvaro Soares Machado.

Medição realizada na tarde desta sexta-feira (04), mostra que ela está dentro dos padrões exigidos pela legislação conforme explica a secretária de Planejamento e engenheira civil Vivianne Pailo Collares: “ela tem oito centímetros de altura e está dentro do limite máximo para a redução de velocidade desejada. 

Agregado à largura que não foi alterada, conseguimos suavizar a passagem de carros com altura dentro da norma e de quem trafega na velocidade compatível, de no máximo 20km/h”.

Tipos de lombadas

O Denatran prevê a instalação de dois tipos de lombadas. A ondulação transversal pode ser do tipo A ou do tipo B e deve atender características específicas. 

Ondulação transversal tipo A (com 3,7 metros de largura e entre 8 e 10 centímetros de altura) pode ser instalada onde ocorre a necessidade de limitar a velocidade máxima para 30km/h. 

Ondulação transversal tipo B (com 1,5 metros de largura e entre 6 e 8 centímetros de altura) reduz pontualmente a velocidade máxima para 20 km/h. 
As novas lombadas das ruas Caetano Costa e Major Vieira são do tipo A.

Para quem quiser conferir se realmente as lombadas instaladas em Canoinhas seguem as normas, veja o que diz a Resolução nº 600 de 24/05/2016 do DENATRAN.

Tecnologia do Blogger.