Leão-Baio visto em Três Barras pode ter sido atropelado na divisa de SC com PR

Uma fotografia que circulou entre os grupos de WhatsApp nesta semana mostra a presença de dois leões-baio, supostamente em Três Barras.

Outros garantem que o registro foi feito na Linha Saltinho, interior de Rio das Antas.
Imagem que circulou no whatsapp essa semana.
O fato, é que o cenário do local é parecido com o existente em Três Barras, em que é possível verificar a presença de pinus, porém até o momento não foi confirmada a veracidade do fato.

Coincidência ou não, nesta sexta-feira (18), foram divulgadas fotos de um leão baio que teria sido atropelado na PRC 280  nas proximidades do trevo do Rincão, entre o Paraná e Santa Catarina.




O felino chamou atenção pelo tamanho e movimentou órgãos de fiscalização ambiental após usuários postarem fotos do animal nas redes sociais.

A notícia foi divulgada pelo portal RBJ que buscou informações no ICMbio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) e foi informado que o analista ambiental que faz monitoramento de fauna esteve no local mas não localizou o felino.


Ressalta, entretanto, que as evidências e as fotos confirmam o ocorrido. “Pode-se ter ocorrido na região próxima da Estação Ecológica da Mata Preta, Unidade de Conservação Federal, que fica no lado catarinense,  perto à comunidade do Rincão, na qual já se tinha o registro de pegadas do animal”, informou o escritório do ICMbio.

De acordo com o escritório do ICMbio entre 2009 e 2014 foram registrados 600 atropelamentos no referido trecho da rodovia, sendo que as espécies mais afetadas são o graxaim, o gambá, o tamanduá-mirim, o tatu galinha, tatu peludo e gato do mato pequeno.

A onça-parda é um mamífero da família Felidae, nativo do continente americano. É conhecida popularmente como suçuarana, leão-baio, onça-vermelha e puma.
Informações e imagens Portal RBJ