Castração de cães de rua em Canoinhas foi assunto em sessão da Câmara de Vereadores

Um problema recorrente em Canoinhas é a presença de cães abandonados, perdidos ou mesmo que vivem nas ruas, sujeitos a todo risco de doenças, acidentes e maus tratos. Isso sem contar na sujeira e no risco de ataque às pessoas. E a cada dia parece que eles se multiplicam.

Isso preocupa e nos entristece. Todos os animais precisam de amor, mas não são todos que recebem carinho da mesma maneira.

Enquanto alguns animais vivem em uma casa e recebem uma boa dose de amor todos os dias, os cachorros de rua precisam se virar do jeito que podem.


Este assunto foi mais uma vez discutido na Câmara de Vereadores de Canoinhas em sessão de terça-feira (01/08).

O vereador Coronel Mário propôs a criação de um convênio entre o poder executivo e curso de Medicina Veterinária para a castração de animais de rua.

Segundo o edil, uma profissional da área lhe informou que, atualmente, uma castração cirúrgica custa entre R$ 400 e R$ 500 em uma clínica particular.

Para o vereador, um convênio entre prefeitura e universidade poderia diminuir os custos dos procedimentos e trazer uma solução a longo prazo à população de animais de rua do município.  “Nós vamos ter um problema de saúde pública se nenhuma ação efetiva for tomada”, comentou. 

A vereadora Telma Bley (PMDB) relatou que a instauração de um convênio entre prefeitura e universidade já foi debatida em outras ocasiões, em 2006/2007, porém não foi concretizada devido aos custos dos procedimentos. "Se na época houvesse mais maleabilidade por parte da UNC nós poderíamos estar trabalhando juntos até hoje na redução dessa população de animais", lembrou Telma.

Telma disse ainda que "Nós, na prefeitura, temos um projeto de um canil, dentro das normas, muito bem feito e viável, que poderia ser aplicado como uma 'Casa de Passagem' para esses cães".

Segundo Telma, o local seria destinado ao tratamento e acolhimento dos animais até a adoção. Já a vereadora Camila Lima (PMDB) teme que o abrigo se torne “um depósito de animais”.

E a discussão prossegue...enquanto isso os cães continuam nas ruas...

Tecnologia do Blogger.